
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Objetivos de Ano Novo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Stress do Natal

As celebrações de Natal estão ligadas à família, casa e alegria. De repente pode parecer que todo mundo está feliz, exceto você. Conscientize-se de que as festas natalinas duram apenas uma semana e que nos primeiros dias de janeiro tudo voltará ao normal. Procure a companhia de amigos, vá ao cinema, ao teatro, ocupe-se com algo que lhe dê prazer.
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Medo de dirigir
Diversas causas podem originar a amaxofobia (medo de dirigir). Algumas pessoas se sentem inseguras com as mudanças no trânsito e ficam receosas de cometer alguma infração. Isto pode provocar muita ansiedade numa pessoa não apenas pelo valor pecuniário de uma possível multa, mas, se ela for perfeccionista, pela possibilidade de cometer um “erro”. Também o número de carros tem aumentado assim como o nível de agressividade dos motoristas. Estes fatores podem resultar em emoções como medo, ansiedade e raiva às vezes até causando acidentes, lesões e mortes. Alguns notam o coração disparando, as mãos e pés frios e úmidos, os músculos tensos e outros congelam de medo. É necessário que você racionalize os pensamentos que lhe causam a emoção e se equipe emocionalmente para enfrentar a situação.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Stress e inveja

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Dor de cabeça
A dor de cabeça tensional pode provocar desconforto quase constante ou a sensação de compressão nos músculos faciais. Frequentemente, isto ocorre quando a pessoa mantém os músculos do rosto, do pescoço e dos ombros tensionados. O stress do dia a dia, como frustrações, filas, demandas da família, etc., pode manter os músculos em estado de alerta. Outras causas podem incluir má postura, bruxismo e ranger de dentes. Muitas pessoas se automedicam ou tomam analgésicos prescritos pelo médico, mas não mudam o comportamento causador da tensão muscular. Também o uso continuado de analgésicos pode causar outros problemas além de fazer com que a necessidade de consumo seja gradualmente maior.
Os exercícios físicos (caminhada, natação, alongamento) são ótimas opções para aliviar as tensões. É importante que você pratique algum tipo de relaxamento (respiração profunda, contração/relaxamento dos músculos, meditação, yoga) para reeducar seus músculos.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Negativismo

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Stress e Doenças


Para saber mais leia a reportagem “As lições de Shakespeare sobre a mente” da revista Isto É: http://www.istoe.com.br/reportagens/181312_AS+LICOES+DE+SHAKESPEARE+SOBRE+A+MENTE
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
O Stress da mulher

Para manter sua qualidade de vida é imprescindível que as mulheres estabeleçam prioridades visando a seu crescimento individual incluindo exercício físico regular, alimentação saudável, períodos de relaxamento e lazer para ficar de pernas para o ar sem culpas ou desculpas.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Stress no trabalho
O nível de stress dos profissionais continua aumentando, afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Isto ocorre devido à longa jornada e sobrecarga de trabalho, pressões e demandas, falta de recursos materiais e financeiros, insegurança, entre outras causas. Alguns sintomas físicos incluem dores musculares, cansaço e problemas gastrintestinais. Sintomas psicológicos incluem ansiedade, angústia e preocupação. O excesso de stress afeta a produtividade e a qualidade do trabalho, aumentando a margem de erros e a falta de concentração. A pessoa produz menos, mas se sente mais cansada. Ela adoece com mais frequencia causando prejuízo para si própria e para a empresa.
Assista a entrevista com a Dra. Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR, no Jornal da Globo News sobre stress no trabalho: http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-globo-news/t/edicao-das-10h/v/ana-maria-rossi-fala-sobre-a-sindrome-da-pressa/1719640/
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Stress pós-traumático

quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Compulsão de comer

Leia a reportagem com participação da ISMA-BR no Jornal Folha de S. Paulo: http://www.ismabrasil.com.br/img/folha.jpg
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Stress e ponto de equilíbrio

Para saber mais sobre como lidar com as tensões e manter o equilíbrio, leia reportagem com participação da ISMA-BR no jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/saude/teste-voce-esta-estressado-3325124
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Você se sente infeliz no trabalho?

Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR constatou que 76% dos profissionais estão insatisfeitos com sua vida profissional. Entre as principais queixas estão a cobrança excessiva, os conflitos com os chefes e a sobrecarga de trabalho. As mulheres representam o maior número de pessoas infelizes no campo corporativo, somando 49% do total dos entrevistados. Isso acontece, pois a mulher se exige o cumprimento de diversas atividades simultaneamente. Além de profissionais, querem ser mãe, esposa, amiga, estar em forma. Há uma sobrecarga de funções.
Se você deseja evitar esse quadro ou reverter uma situação que já existe, siga algumas dicas:

- Busque prazer em todas as atividades que desenvolve, das mais simples às complexas;
- Evite ser individualista. Reconheça a qualidade alheia e peça ajuda sempre que necessário;
- Busque alternativas para se adaptar ao seu local de trabalho, mas não se omita. Converse, exponha suas ideias e opiniões. E fora da empresa procure desenvolver atividades relaxantes. Aos poucos você se sentirá mais leve e mais feliz para encarar o dia a dia.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Depressão e atividade física
A atividade física regular pode afetar o astral da pessoa, diminuindo o nível de stress e gerando energia. Para que possa se beneficiar, é necessário que se exercite um mínimo de 45 minutos três vezes por semana. Isso ajudará a canalizar sua energia de forma mais positiva.Escolha sua atividade preferida: natação, corrida, caminhada, patinação ou exercícios em grupo (vôlei, basquete ou futebol.). A depressão é uma doença que reduz o nível de energia e concentração, causa perda de memória, alterações no sono e no apetite e desregula o ritmo biológico. Por sentirem falta de energia, as pessoas deprimidas tendem a não fazer exercício físico, agravando ou perpetuando a situação. A família e os amigos podem dar apoio emocional, incentivando-as a manter uma atividade regular.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Qual é a medida do seu stress?
Mais de 700 participantes verificaram o nível de stress na 10ª edição do Dia Nacional de Conscientização do Stress, realizado dia 20 de novembro de 2011, em Porto Alegre. O objetivo foi conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress.
A iniciativa da ISMA-BR tem servido de modelo para inúmeras ações que são desenvolvidas em diversas cidades brasileiras.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Dia Nacional de Conscientização do Stress
20 de novembro de 2011, das 11 às 15h, na Redenção, em Porto Alegre

A iniciativa da ISMA-BR tem servido de modelo para inúmeras ações que são desenvolvidas em diversas cidades brasileiras. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diagnóstico, do tratamento e do desenvolvimento de técnicas eficazes para gerenciar o stress através de informações e orientações ao público e oferecendo testes para medir o nível de stress, problema que afeta 70% da população brasileira. Confira a programação: http://www.ismabrasil.com.br/noticia/dia-de-conscientizacao-do-stress
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Pressões no trabalho
O stress é uma questão internacional que tem causado crescente preocupação. Infelizmente, os milhares de estudos que têm sido feitos sobre o assunto não têm tido sucesso em diminuir o nível de stress que afeta 70% dos brasileiros, segundo pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil). É claro que o custo mais dramático é a perda da saúde da pessoa, além de causar altos custos para as empresas com presenteísmo, absenteísmo e adoecimento.

Para saber sobre estratégias que alguns executivos usam para lidar com o stress profissional, leia reportagem com a participação da ISMA-BR na revista Isto É Dinheiro: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/72670_PRESTES+A+EXPLODIR
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Pais e filhos
Décadas passam, gerações se sucedem, o mundo se moderniza. Mas existe algo que permanece latente: a dificuldade de relacionamento que assombra alguns pais e filhos.


O fundamental para manter ou resgatar o bom relacionamento é sempre o diálogo, a conversa transparente. Expor suas ideias calmamente e de forma direta, abrir seu coração para ouvir e ter empatia com o outro lado. Dessa forma o consenso será mais facilmente alcançado. Não tema falar, não tema ouvir, não tema entender.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
O stress e a fome
Você já observou que quando está muito nervoso, angustiado ou ansioso, seu apetite sofre alterações? Quantas vezes você esqueceu de comer por estar desenvolvendo uma tarefa, ou se flagrou devorando uma barra inteira de chocolate sem motivo aparente? Toda essa reação alimentar pode ser reflexo do stress que vem sofrendo em sua rotina.
Uma pesquisa realizada em 2010 pela ISMA-BR , com mil profissionais, apontou que 21% deles apresentavam compulsão alimentar em momentos de stress e 11% nessas mesmas condições reduziam a quantidade de comida.
Seja para mais ou para menos, descontar as frustrações e ansiedades na comida é um perigo para a saúde. Quem reage com a perda de apetite, pulando as principais refeições, pode ter sequelas físicas e emocionais.
Além da perda significativa de peso e fraqueza, a diminuição dos alimentos pode resultar em hipoglicemia, que é a baixa taxa de glicose no sangue.

Identifique essas mudanças em sua rotina alimentar e as reações que seu corpo tem manifestado nos últimos tempos. Se achar necessário, procure a ajuda de um profissional. Pratique alguma técnica de relaxamento que lhe ajude a relaxar e planeje uma dieta equilibrada. O importante é não deixar que o stress da rotina profissional prejudique sua saúde e qualidade de vida.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
O poder de uma pausa

Mas, com apenas um dia, ficamos muitas vezes confusos em relação às atividades que realmente merecem nossa atenção. Aproveitar o dia para adiantar o trabalho da empresa ou da escola, fazer aquela faxina no guarda-roupa, exercitar-se ou simplesmente se dar ao direito de não fazer absolutamente nada?

Então programe sua pausa priorizando aquilo que realmente vai fazer a diferença no seu bem-estar. Valorize sua qualidade de vida, mesmo que isso signifique desenvolver alguma atividade de trabalho. E, lembre da pergunta: qual é o melhor uso do meu tempo agora? Seu corpo descansa, quando sua mente relaxa.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Você tem pressa por quê?
Semáforo fechado, trânsito, elevador, filas quilométricas, esperas. Algumas dessas situações lhe incomodam? Você sente seus braços e pernas trêmulas, o coração acelerado, garganta seca, dor de cabeça ou aquele frio no estômago? Se você respondeu sim para alguns desses itens, cuidado, você pode estar sofrendo da síndrome da pressa.
Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR, em São Paulo e em Porto Alegre, constatou que 36% dos entrevistados sofrem da doença da pressa. Essa pressa frequente e injustificada acaba causando problemas físicos e mentais.

Algumas dicas podem lhe auxiliar a desacelerar no dia a dia:
· Identifique sua tendência de estar sempre apressado
· Planeje comportamentos alternativos para substituir a pressa. Por exemplo, evite acelerar no sinal amarelo, para não ter que esperar
· Evite interrupções quando faz algo importante
· Concentre parte da sua energia para obter prazer pessoal
· Evite olhar o relógio com frequência
· Respire. Inspire pelo nariz, solte o ar pela boca e contraia os músculos do abdômen.
Se sentir que a situação saiu do controle, procure um especialista.
O importante é reconhecer como as suas atitudes diárias influenciam o seu bem-estar e qualidade de vida. E considere que mais cedo ou mais tarde, com uma hora a mais ou a menos, tudo acaba por resolvido.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Seja feliz no trabalho
Chega segunda-feira, o início de mais uma semana de trabalho. Como você se sente? Ansioso, pois possui muitas tarefas e realizá-las lhe proporciona uma sensação de dever cumprido e felicidade? Ou está triste e se arrasta até o local de trabalho rezando para que chegue logo a tão esperada sexta-feira?
Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) aponta que apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. E essa porcentagem de insatisfeitos é ainda maior entre as mulheres. Segundo a pesquisa da ISMA-BR, isso acontece dada às diferentes atividades extraprofissionais que as mulheres desenvolvem. “As principais queixas são a carga horária elevada, cobrança excessiva, competição exagerada e pouco reconhecimento”, explica a autora da pesquisa, Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.

Exercite o reconhecimento próprio, identificando suas qualidades, habilidades e capacidades, tenha orgulho das tarefas que realiza e dos resultados que alcança. E o mais importante, não hesite em mudar, se assim achar necessário. O que não vale é levar uma vida infeliz.
Leia reportagem com a participação da ISMA-BR na Isto É: http://www.istoe.com.br/reportagens/170174_OS+SEGREDOS+DE+QUEM+E+FELIZ+NO+TRABALHO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Cuidado com a passividade exagerada


terça-feira, 18 de outubro de 2011
Saúde em primeiro lugar
A busca de soluções para problemas de saúde originados num contexto desfavorável implica atitude crítica e criatividade na convivência social dentro de um processo participativo no exercício dos direitos constitucionais. O conhecimento sobre os determinantes da saúde, mudanças no estilo de vida e o atendimento das necessidades humanas básicas, mediante o cumprimento das políticas sociais, contribuem para a resolução dos problemas da saúde pública e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011
O desafio de ser professor
Orientar, prover conhecimento, formar cidadãos, essas entre outras tarefas, são atribuídas à missão de um professor. Presentes em toda a jornada do ser humano, da infância até a vida adulta, do pré-escolar ao pós-doutorado. Lá estão eles, carregando sempre uma carga de responsabilidade pelo resultado final, ou seja, quem será essa pessoa, esse profissional após o contato com minhas experiências e conhecimentos?
Escolher ser professor, orientador, mestre é optar pelo próximo, em fazer o bem, em compartilhar conhecimentos, e exige dom, dedicação, vocação. Mas o que se pode observar é que exercer essa profissão fundamental tem se tornado cada vez mais difícil, desgastante e estressante.

Inúmeros são as problemáticas que dificultam a didática escolar: falta de infraestrutura da instituição, onde muitas vezes os profissionais precisam improvisar para conseguir transmitir o conteúdo de aula; desinteresse de grande parte da nova geração, que por algum motivo, não se conscientiza da importância do estudo e conhecimento; falta de reconhecimento. E podemos citar também a violência. Quantos professores dão aula com medo, receosos de sofrerem atentados contra a vida?
Essas situações geram desmotivação contínua, desesperança, angústias, stress. O que automaticamente se reflete na qualidade dos serviços que desenvolvem em seus ambientes de trabalho.
Hoje ser professor é um desafio diário e mesmo com tantas dificuldades é preciso ter consciência do quão importante cada um é para a construção e desenvolvimento da sociedade. Alfabetizar sim, mas, além disso, moldar cidadãos. Por isso, renove suas esperanças. Respire fundo, procure atividades paralelas para relaxar, ferramentas que ajudem a equilibrar essa rotina tão puxada.
Mas desistir jamais!
Assinar:
Postagens (Atom)