terça-feira, 8 de novembro de 2011

O stress e a fome

Você já observou que quando está muito nervoso, angustiado ou ansioso, seu apetite sofre alterações? Quantas vezes você esqueceu de comer por estar desenvolvendo uma tarefa, ou se flagrou devorando uma barra inteira de chocolate sem motivo aparente? Toda essa reação alimentar pode ser reflexo do stress que vem sofrendo em sua rotina.

Uma pesquisa realizada em 2010 pela ISMA-BR , com mil profissionais, apontou que 21% deles apresentavam compulsão alimentar em momentos de stress e 11% nessas mesmas condições reduziam a quantidade de comida.

Seja para mais ou para menos, descontar as frustrações e ansiedades na comida é um perigo para a saúde. Quem reage com a perda de apetite, pulando as principais refeições, pode ter sequelas físicas e emocionais.

Além da perda significativa de peso e fraqueza, a diminuição dos alimentos pode resultar em hipoglicemia, que é a baixa taxa de glicose no sangue.

Já a alimentação excessiva, com alimentos gordurosos, com alto teor de sódio e doces com açúcar refinado causam ganho de peso, cansaço físico, aumento significante das taxas de colesterol.

Identifique essas mudanças em sua rotina alimentar e as reações que seu corpo tem manifestado nos últimos tempos. Se achar necessário, procure a ajuda de um profissional. Pratique alguma técnica de relaxamento que lhe ajude a relaxar e planeje uma dieta equilibrada. O importante é não deixar que o stress da rotina profissional prejudique sua saúde e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário