segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Últimos dias para garantir inscrição com desconto especial para Congresso e Curso


Termina na próxima segunda-feira, 18/12, o prazo das inscrições com descontos especiais para o 18º Congresso de Stress da ISMA-BR e para o 14º Curso de Gerenciamento do Stress com certificação internacional.

Congresso

As inscrições antecipadas têm desconto até 66% para pagamento até 18 de dezembro de 2017. O 18º Congresso de Stress da ISMA-BR ocorre entre os dias 26 e 28 de junho de 2018, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre (RS), com o tema Viver melhor: trabalho, stress e saúde.

A programação do Congresso inclui uma série de atividades paralelas: 20º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Saiba mais: https://goo.gl/jmy3W2

Curso

O desconto é de 55% para pagamento até 18 de dezembro de 2017. O 14º Curso de Gerenciamento do Stress ocorre nos dias 24 e 25 de junho de 2018, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre (RS), com nova certificação internacional, concedida pela ISMA-BR e pela Colorado State University.

Saiba mais: https://goo.gl/iQCVma


quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Irvin Sam Schonfeld apresenta palestra no Congresso de Stress em 2018

Irvin Sam Schonfeld

Burnout é Depressão? A dúvida é tema da palestra do norte-americano Irvin Sam Schonfeld no 18º Congresso de Stress da ISMA-BR, que ocorre de 26 a 28 de junho de 2018, em Porto Alegre (RS). Ele vai abordar tópicos como sobreposição nas medidas de burnout e depressão; sobreposição nas redes nomológicas de burnout e depressão; e validade discriminante problemática das medidas de burnout.

Schonfeld é professor de psicologia no City College da City University of New York (CUNY) e professor de psicologia educacional e de psicologia no Centro de Pós-graduação da CUNY. É membro do conselho editorial e revisor de uma série de periódicos científicos, autor de inúmeros livros e capítulos em livros e publicou em periódicos especializados como Journal of Occupational Health Psychology, Psychological Medicine, International Journal of Stress Management e Social Psychiatry, entre outros. É editor fundador da Newsletter of the Society for Occupational Health Psychology.

Saiba mais sobre os palestrantes confirmados para o evento: https://goo.gl/DqppjV

O 18º Congresso de Stress da ISMA-BR já está com inscrições abertas, com descontos especiais até 18/12/2017. Saiba mais: https://goo.gl/idWJYE

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Dica para Viver Melhor #2

Se você está usando a raiva para dominar uma situação de maneira agressiva, controle seu impulso de atacar as pessoas. Faça algo construtivo que requeira energia física e canalize emoções destrutivas usando o excesso de adrenalina que a raiva produz. Experimente limpar a casa, trabalhar no jardim ou fazer alguma atividade física (pedalar, caminhar, jogar bola).


domingo, 19 de novembro de 2017

Dia Nacional de Conscientização do Stress

Acreditando que a disseminação de conhecimento e experiências ajuda a comunidade a atuar na redução das causas de estresse e na adoção de estratégias de gerenciamento que permitam uma vida mais saudável e produtiva, a ISMA-BR realiza, desde 2001, o Dia Nacional de Conscientização do Stress, no terceiro domingo do mês de novembro. E, desde dezembro de 2014, com a aprovação do projeto de lei 312/2013, de autoria do deputado estadual gaúcho Adão Villaverde, a data foi incluída no calendário de eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e nos comportamentos para iniciar 2018 de bem com a vida. O principal é praticar ações preventivas, repensar as prioridades de vida, ter paixão pelo que se faz e equilibrar razão e emoção. A postura mental da pessoa afeta diretamente sua saúde. Estudos feitos pela Stanford University (EUA) indicam que o otimismo fortalece o funcionamento do sistema de imunidade e possibilita que as pessoas se sintam mais no controle da sua vida. Enfim, com esforço e persistência, há esperança para todos.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Música para acalmar a alma


Foto: Christy Thompson/Freeimages

Classificar a música como entretenimento ou arte fica muito aquém de seu verdadeiro potencial. Ela é capaz de nos tocar profundamente e desempenha um papel importante em nosso crescimento emocional e espiritual. A música pode nos levar para outro universo.

Ela atua em diversos níveis: relaxa, acalma e ajuda a diminuir o stress, estimulando o cérebro a produzir endorfinas, as substâncias que promovem a sensação de bem-estar. Também melhora a concentração e facilita a comunicação e a integração social. Por meio de técnicas específicas, pode auxiliar na recuperação e no desenvolvimento da capacidade motora e sensorial de deficientes físicos e mentais.

A música pode também ter um caráter terapêutico para certos pacientes, apesar de não restabelecer a saúde propriamente dita. Hoje, em vez de prescrever para os doentes com dificuldades respiratórias exercícios com aparelhos, alguns terapeutas sugerem que eles aprendam a tocar um instrumento de sopro, como o clarinete.

No Universo, tudo é energia, vibração, como as notas musicais, que afetam os corpos físicos. Esse é o caso das moléculas, por exemplo. Depois de tomar um banho quente, a sensação de calor perdura porque as moléculas do corpo continuam vibrando. A música tem efeito similar. Ela reverbera no corpo e atinge a alma.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Organização: hábitos simples podem fazer a diferença

Na correria do dia a dia, muitas vezes nos perdemos em meio a tantos compromissos e questões a serem resolvidas. E isso contribui para o aumento do stress. No entanto, com frequência alguns maus hábitos potencializam o stress. Pequenas mudanças como organizar e planejar o dia podem melhorar a qualidade de vida e tornar a rotina mais prazerosa.

Uma forma de organizar os afazeres são as listas. No início do dia classifique tudo o que deverá fazer por ordem de importância, levando em consideração o tempo que você tem para executar essas tarefas. Fazendo isso terá mais controle sobre o que deve ser feito, mas exagerar na lista pode causar frustração e cansaço. Use sua criatividade para destacar as tarefas mais importantes com cores ou ilustrações.

Encontrar tempo para relaxar durante o dia é fundamental para o gerenciamento do stress. Inclua na programação diária ao menos uma pausa de alguns minutos. Nesse momento é importante se desligar das preocupações e assumir uma postura mental passiva.

Ao final de cada dia de trabalho, avalie tudo o que foi feito, exclua da lista projetos já realizados e reveja sua agenda para o dia seguinte. Depois desligue o computador, deixe os problemas de lado e vá para casa sem pensar nas coisas que deixou no escritório. Possivelmente, a noite será mais relaxante e o rendimento no dia seguinte mais eficiente.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Premiação vai reconhecer destaques do 18º Congresso de Stress

Você sabia que os melhores trabalhos e pôsteres apresentados no 18º Congresso de Stress da ISMA-BR serão reconhecidos com uma premiação especial.

Serão 10 prêmios:
- 4 para os melhores resumos (2 trabalhos orais e 2 pôsteres) nas categorias Acadêmica e Empresarial;
- 6 para os melhores resumos (3 trabalhos orais e 3 pôsteres), nas categorias Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Segurança Pública e Serviço Público.

O evento ocorre de 26 a 28 de junho de 2018, em Porto Alegre (RS). O prazo para submissão de resumos vai até 26 de março de 2018. Saiba mais em: https://goo.gl/f9B3b3