quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Presenteísmo x satisfação no trabalho

Ir todo dia para o trabalho, sentar em frente ao computador e atender às ligações telefônicas não significa, necessariamente, que você está ali.
Incoerência? Não - isso se chama “presenteísmo”, ou seja, estar fisicamente presente no ambiente de trabalho, porém, mental e emocionalmente ausente. Você está ali, mas não consegue produzir como deveria.
Este é um problema que vem ocorrendo atualmente nas empresas e que tem chamado a atenção daqueles que atuam na área de gestão de pessoas. E para quem vive isso, a situação também não é nada agradável... Em geral, são colaboradores tomados pelo desânimo, com níveis de stress alto, e que sofrem consequências físicas e emocionais que podem contaminar, de maneira negativa, toda a equipe.
Pesquisas indicam que o “presenteísmo” causa mais queda de produtividade do que o absenteísmo. E é difícil quantificar o estado físico e emocional de estar “mais ou menos presente”. Sabemos apenas que os problemas decorrentes do stress consomem cerca de 3% do PIB brasileiro, contabilizando afastamentos e tratamentos médicos. O “presenteísmo” está, ainda, entre as causas do burnout, nível devastador de stress que pode levar a depressão e até mesmo ao suicídio. Nesta situação, o colaborador se sente, literalmente, sem saída.
O que fazer diante dessa situação? Seguramente deve haver um movimento de mão dupla, tanto das empresas, quanto dos funcionários. É bom lembrar que nem sempre a infelicidade no trabalho significa que é necessário mudar tudo: o problema pode ser causado pelo excesso de stress, e isso tem solução! As empresas também podem ajudar com programas de qualidade de vida efetivos, que consigam mapear e monitorar o nível de stress e de satisfação de seus colaboradores.
Se você se encontra nesta situação, vale sempre lembrar: trabalho não combina com infelicidade. E uma situação de “presenteísmo” também não se altera de um momento para o outro. As soluções não são mágicas, rápidas e nem simples - elas passam por uma avaliação de você mesmo e do ambiente de trabalho em que você vive. Os resultados, com certeza, são gratificantes para todos, mas principalmente para você!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário