sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Segundo pesquisa, chorar faz bem a saúde no Mais Você

O choro é um processo fisiológico que associa estímulos emotivos com nossas lembranças, resultando na produção de hormônios (noradrenalina, serotonina,...). O sistema nervoso autônomo (responsável por ações como piscar os olhos) causa a contração da glândula lacrimal liberando a lágrima. Pode funcionar como uma válvula de escape para diminuir as pressões.
As lágrimas contem neurotransmissores (encefalina e prolactina). A encefalina atua como um tipo de ópio natural causando uma reação anestésica que ajuda a diminuir o stress. A prolactina tem um papel importante para o sistema imunológico. A lágrima causada por uma irritação, quando se descasca cebola, ou choro simulado – crianças, pessoas manipuladoras (lágrimas de crocodilo), atores (pensam em algo pessoal como gatilho para desencadear emoção) – tem composição química diferente das lágrimas emocionais e não propiciam esses benefícios.
Assim como tem a terapia do riso há também a terapia do choro. As pessoas com dificuldade de expressar emoções são encorajadas a desabafar em grupo ou individualmente. Elas também aprendem a dar mais conforto para os outros.
No nascimento meninos e meninas choram igualmente, mas ao crescer aparecem diferenças.
Veja a matéria no Mais Você de 16 de outubro de 2014 baseada em pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), associação internacional que objetiva a pesquisa e a prevenção do stress.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário