quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Stress: grande responsabilidade x pouco controle

Alguns estudos americanos indicam que os homens com grande responsabilidade e pouco controle no trabalho são pelo menos quatro vezes mais suscetíveis à pressão arterial alta do que seus colegas. No caso das mulheres, o agravante é a dupla jornada de trabalho. Nessas circunstâncias, elas têm duas vezes mais chance de ter um ataque cardíaco do que as outras. No entanto, um estudo realizado pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) com 220 profissionais – sendo metade de homens e a outra metade de mulheres – mostrou que as mulheres são menos suscetíveis às doenças causadas pelo stress. As razões são simples: elas tendem a verbalizar suas emoções, buscam ajuda profissional nos primeiros sinais de um sintoma, praticam técnicas de relaxamento com mais frequência e têm mais fé.
Para encontrar o equilíbrio, é importante que a pessoa se conscientize das situações que a estressam mudando o que puder e adaptando-se ao que não tiver controle. Também deve dispor-se a fazer as adaptações necessárias para ter maior controle pessoal buscando um estilo de vida saudável que inclua exercício físico regular, alimentação adequada, prática de relaxamento e sono reparador.
 
Pílulas
- As pressões do dia a dia diminuem a eficiência do sistema de imunidade. Por isso, a prática regular de técnicas de relaxamento ajuda a manter o equilíbrio e, assim, evitar doenças.
- Para lidar com o stress com eficiência, identifique os pensamentos negativos e modifique-os de maneira positiva e racional. Se não tiver controle sobre o que lhe estressa, mude a maneira como reage à situação.
- O stress negativo afeta a vida sexual, diminuindo a frequência e o prazer das relações. Converse com o parceiro e tente criar um ambiente mais propício ao romantismo.
- 60% a 90% da cura de doenças e do gerenciamento do stress estão ligados à interação mente/corpo. Pratique técnicas de relaxamento regularmente.
- Lembre-se que para ser saudável você quer desenvolver comportamentos que fortifiquem sua mente e reforcem emoções positivas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário