terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Stress: como encontrar o equilíbrio?

Sempre sou perguntada se é possível viver sem stress. Não, o stress faz parte da vida moderna. Existe uma visão errônea também de acreditar que o stress é algo que traz apenas malefícios. A palavra-chave é equilíbrio.
Primeiro, é importante entender o que é o stress. O conceito não é novo. No início do século XX quem primeiro definiu o stress, como o conhecemos hoje, foi o médico austríaco-canadense Hans Selye, considerando-o como um agente neutro, capaz de tornar-se positivo ou negativo de acordo com a percepção e a interpretação de cada um.
O stress positivo, chamado de “eustresse”, assim como o negativo, chamado de “distresse”, causam reações fisiológicas similares: mãos e pés tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e a pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar. Emocionalmente, no entanto, as reações ao stress são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda, causando intimidação e fuga da situação.
Muitos sintomas de stress negativo - dores musculares, pressão arterial alta, fadiga, taquicardia, ansiedade e angústia - têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões diárias. Alguns epidemiologistas americanos atribuem a sensação da falta de controle como a grande responsável pelas doenças relacionadas ao stress. Assim, quem tem grandes responsabilidades, mas pouca autonomia para tomar decisões é o que corre os maiores riscos do stress negativo. Esta é uma realidade enfrentada pelo executivo, que sofre pressões de superiores e subordinados, como pelo operário na linha de montagem.
 
As emoções e a saúde física dependem quase que exclusivamente de como a pessoa interpreta o mundo exterior. A realidade de cada um é o produto de sua própria criação. E quanto mais a pessoa entende as pressões e situações que a influenciam, melhor ela se adapta às suas demandas.
Filtre sua realidade e se concentre nas situações positivas que podem energizá-lo para lidar com os desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário