sábado, 18 de janeiro de 2014

O stress e a saúde do corpo – que tipo de problemas o stress pode causar?

O stress causa sinais indicando que está havendo uma adaptação que pode ser positiva (eustresse) ou negativa (distresse): a pressão arterial e a frequência cardíaca podem aumentar, as extremidades (mãos e pés) podem ficar mais frios e suados, os músculos mais tensos, a respiração mais rápida. Embora os sinais do eustresse e distresse sejam similares, quando o stress é positivo após a adaptação a pessoa atinge um estado de relaxamento superior ao que tinha antes.
Se as adaptações persistirem por períodos frequentes ou prolongados, independente de serem positivas ou negativas, começam a aparecer sintomas que podem ser físicos, emocionais e comportamentais. Cada pessoa tem uma maneira de reagir.
Se a pessoa não tiver uma intervenção eficiente para interromper os sintomas, eventualmente eles se transformam em doença ou se tornam crônicos. Por exemplo, uma pessoa que num 1º momento reagia com tensão muscular, tende a desenvolver dor de cabeça e na 3ª fase ela se torna crônica. É quando se ouve a pessoa dizer: não lembro a última vez que não tive dor de cabeça.
De qualquer forma o stress é o gatilho para todas as doenças porque ele suprime o sistema imune aumentando a probabilidade de a pessoa adoecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário