quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sem medo de se desligar

Quase metade dos brasileiros tem receio de sair de férias. Entenda como se livrar desse sentimento e aproveitar o descanso.

[...] A preocupação em não deixar o empregador ou os clientes na mão é apenas um dos muitos motivos que levam profissionais a se sentir apreensivos quando ficam longe do escritório. O medo de tirar férias é um fenômeno que atinge 41% dos profissionais brasileiros, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Isma-BR, associação internacional dedicada ao estudo do estresse. [...]
Uma quantidade significativa de profissionais só tira férias porque a empresa obriga. “O problema é sério a ponto de algumas empresas proibirem seus funcionários de ligar aos colegas durante a pausa em busca de notícias sobre o trabalho”, diz Ana Maria Rossi, doutora em psicologia clínica e estresse e coordenadora da pesquisa da Isma-BR, de Porto Alegre. [...]
Plano para relaxar
O que fazer para aproveitar o direito ao descanso
- Fique seguro
A primeira providência é agir para reduzir ou acabar com a insegurança. Peça feedback e evite entregar tarefas com atraso. Converse com o chefe para não deixar nenhuma pendência. Se não quiser sair por 30 dias, proponha dividir esse tempo.
- Planejamento
Comece a preparar a saída com dois ou três meses de antecedência. Tente prever os problemas que possam ocorrer durante sua ausência. Evite assumir grandes projetos nos dias que antecedem as férias.
- Delegar funções
Entenda quais tarefas precisam ser repassadas e nomeie uma pessoa responsável e de confiança. Repasse as funções de forma clara e objetiva, sem esquecer de documentar os pedidos.
- Boa vizinhança
A puxação de tapete acontece em maior intensidade com pessoas que não são queridas pelo time. Mantenha amizade com seus colegas e chefes, são eles que vão cobrir sua rotina quando você estiver fora.
- Trabalho remoto
Se algumas decisões não puderem ser delegadas. Tente limitar o tempo de trabalho remoto nas férias. Cheque e-mails uma vez por dia e desligue o celular corporativo. Avise em que momentos do dia vai estar disponível.
- Divirta-se
Controle a curiosidade de saber o que acontece no trabalho. Ocupe-se com atividades interessantes e distrativas: viagens, cursos ou momentos em família. Não é bom mudar completamente o ritmo de vida, para não se entediar ou não se cansar. Nunca visite o escritório.
 
Fonte: Revista Você S/A, dezembro de 2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário