sábado, 11 de janeiro de 2014

Para administrar seu tempo

Falta de tempo. Quem nunca se queixou disso? Tem dias que temos a impressão de que alguém adiantou os ponteiros do relógio e o tempo parece pouco para o tanto que se tem por fazer, no trabalho ou em casa. As pilhas de papéis vão se acumulando sobre a mesa e corre-se sempre, mais uma vez, contra o tempo.
Pesquisas indicam que, atualmente, os profissionais têm uma extenuante carga horária de 50 a 52 horas trabalhadas, por semana. E estes mesmos estudos apontam que este tempo passado dentro do escritório só tende a aumentar e deve ser, até o final desta década, de cerca de 54 horas/semana.
E a principal consequência disso é o aumento no nível de stress que pode se apresentar de diferentes maneiras: dor de cabeça, dores musculares, elevação da pressão arterial, dificuldade para dormir, uma ansiedade tremenda, ou uma desânimo devastador. E, claro, um cansaço que parece não ter fim.
O que fazer então? Mais uma vez, a resposta é simples. Cada um, da sua maneira, deve encontrar formas de lidar com o excesso de stress e administrar seu tempo da mesma maneira que faz com o orçamento da empresa: com cuidado, comprometimento e tudo anotado na ponta do lápis. Se conseguimos administrar nossos compromissos profissionais com responsabilidade, por que não fazemos o mesmo com nossa vida e, de quebra, com nosso tempo? Esse é o desafio e a lição de casa de cada um de nós para os próximos meses. 

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