sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Tristeza

É comum, de vez em quando, se sentir um pouco triste ou até mesmo desanimado. Mas quando isso se torna frequente, é bom ficar atento...
Tristeza pode ser um dos sintomas de depressão, um problema que afeta o dia a dia de cerca de 10% dos profissionais brasileiros, segundo um estudo feito pela ISMA-BR - International Stress Management Association no Brasil, associação que estuda o stress e suas formas de prevenção. O mesmo estudo indicou, ainda, que 47% das pessoas se sentem eventualmente deprimidas.
Sabemos, por exemplo, que a incidência do problema é maior entre profissionais da área de informática e tecnologia, e que aqueles com mais de 45 anos de idade também são mais vulneráveis. Líderes, executivos e administradores estão entre os mais afetados.
Onde está a raiz disso? No medo de perder o cargo, na pressão causada pelos processos de fusões e aquisições, na falta de perspectiva profissional e na sobrecarga de trabalho.
Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificar a depressão. Os sintomas mais comuns são sensação de angústia, ansiedade, melancolia, cansaço, desânimo, raiva e solidão. O corpo também dá seu alarme, como dor muscular constante, dor de cabeça, alterações no sono, problemas cardíacos e gastrointestinais.
A tristeza até faz parte do nosso cotidiano, mas é importante identificar quando é um momento de vida ou um problema mais profundo. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário