sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Estresse pré- festas de fim de ano

Saiba como lidar com a agitação de dezembro
O fim do ano é um período de grande estresse por juntar vários fatores: são festas, preparativos para receber amigos e familiares,  agendamento de viagens, presentes e as prováveis contas que virão após esse período. Além disso, as expectativas em relação ao ano novo se juntam com os sonhos e desejos de realização.
Sinais do estresse
Segundo a psicóloga Rosa Castro, o estresse é um mecanismo primordial de manutenção da vida. “Ele nos informa sobre possíveis perigos e ameaças  que podem afetar o nosso equilíbrio interno. Nossos próprios pensamentos, julgamentos, expectativas são os maiores responsáveis  pelo nosso estresse”, afirma ela. [...]
Alguns dos sintomas são: crise de ansiedade, insônia, falta de ar, palpitações, pressão arterial elevada, fadiga, dificuldades para dormir, dores no estômago, dor de cabeça, dores nas costas e dores musculares.
Como lidar com o período de estresse
Nem sempre é possível ter um tempo para si mesma durante esse período. Mas a prática de se cuidar  é importante para o  corpo, para que você consiga se equilibrar neste momento de pressão.
O hábito de praticar exercícios  é muito bem-vindo. Outra boa forma de lidar com esse período é fazer pausas ao longo do dia, buscando respirar de forma profunda e apreciar o ambiente ao seu redor. [...]
A ideia principal para não cair nas neuras do fim do ano é entrar mais vezes em contato com o seu observador interno, ou seja, olhar mais para si mesma e certificar-se de que seus pensamentos não estão sendo negativos.
Pergunte-se:
“Vale a pena me estressar com isso?”
“O que eu posso fazer hoje para me manter calma e tranquila?” [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário