sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Lições de criatividade

Cada vez mais os profissionais têm sido solicitados a ter respostas e elaborar soluções criativas para as mais diversas situações, dentro e fora das corporações. Quem nunca teve esse desafio? Precisar criar algo inusitado ou mesmo desafiador em um espaço de tempo curto, sob pressão e o olhar ansioso do colega ou chefe. Sabemos que o excesso de stress afeta o processo criativo. Um pouco de tensão até cai bem para dar impulso e incentivo para seguir adiante, como uma dose extra de adrenalina, literalmente. Mas ansiedade demais, preocupações demais, adrenalina demais levam à exaustão física e mental. E, aí, não é possível ser criativo mesmo.
A criatividade ativa a imaginação, desperta a atenção, aumenta o entusiasmo. Toda pessoa nasce criativa. Embora as preocupações do dia a dia possam torná-la dormente, não chegam a eliminá-la. A criatividade é a sua maneira de ver o mundo, interpretar singularmente o que você vê.
Para aguçar sua criatividade, faça algo pelo simples prazer de fazer. Assim pode também se  distanciar emocionalmente de atitudes negativas das suas rotinas. Uma idéia é, por exemplo, dedicar-se a uma atividade totalmente diferente daquela que você está acostumado a lidar. É o engenheiro que trabalha com grandes obras e se inscreve em um curso para aprender a fazer origamis – aquela arte japonesa de dobraduras produzidas em papel. Ou a química que decide dedicar algumas horas da sua semana à dança de salão. Dedicar-se a algo novo abre espaço para a mente criar, desenvolver-se.
Outra opção é experimentar, por exemplo, mudar o trajeto que faz para ir ao trabalho, só pra sair da rotina. Lembre-se que para ser criativo você precisa inventar novas maneiras de fazer as suas tarefas. É um processo que todos somos capazes, pode ter certeza. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário