quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Contra o relógio: 4 dicas para superar a falta de tempo

Psicóloga sugere hábitos para aliviar a sensação de escassez de tempo
"Se eu tivesse mais tempo", uma das frases mais ditas pelo brasileiro é justificada. Pesquisa divulgada pelo Ibope em dezembro revelou que 35% dos brasileiros se sentem escravos do tempo – e que um terço dos entrevistados gostaria de comprá-lo, se isso fosse possível, dispondo-se a pagar R$ 50 por uma hora a mais em dias úteis e até R$ 85 por uma hora a mais em dias de folga.
A psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR, associação voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de estresse no mundo, listou quatro dicas para combater a sensação de escassez de tempo:
1 – Estabelecer tempo livre e tempo ocupado A rotina de demandas que vivemos nos coloca no piloto automático e tudo vira prioridade. É importante estabelecer o tempo que temos livre e os períodos que temos ocupados e, a partir disso, agendar nossas tarefas. Academia, almoço e lazer, tudo deve ser agendado. Assim, exercitamos nossa disciplina e encaixamos as atividades não profissionais em nossa rotina.
2 – Aprender a dizer NÃO – É preciso estipular períodos em que você não pode ser interrompido. Ter um tempo só para você, sem interrupções, é importante para focar numa tarefa ou simplesmente para relaxar.
3 – Controlar o uso da tecnologia A tecnologia é hoje o maior ladrão de tempo de nosso dia a dia. Limitar o uso do computador, celular e tablet é importante parar priorizar as tarefas que realmente importam.
4 – Respire – A dispersão é um grande gatilho da falta de tempo.  Fazer uma respiração abdominal no meio do expediente ou em casa pode ajudar a relaxar e se concentrar. Inspire calmamente pelo nariz  e sinta que o abdômen se movimenta para frente. Expire, soltando todo o ar fora e sinta suavemente o abdômen esvaziar.
Fonte: http://migre.me/kXHKZ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário