sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Cansaço demais tem jeito

Dor de cabeça constante, dificuldade para dormir, dores pelo corpo, queda na produtividade, irritação e falta de concentração. Todos esses sintomas podem significar uma única coisa: você está cansado demais. Nos últimos meses do ano isso é bem comum, principalmente entre aqueles que ainda têm dificuldade em dosar - e equilibrar - seu nível de stress. É nesta época que as empresas preparam seus relatórios de avaliação, planejamentos e orçamentos para o ano seguinte.
Excesso de trabalho somado à tensão em demasia pode ser devastador para a saúde. Níveis elevados de stress podem levar a uma síndrome conhecida como burnout que é a sensação de estar literalmente ‘sem saída’, comprometido pelo trabalho até o último fio de cabelo. Quem sofre de burnout pode ter, além dos problemas de saúde relacionados ao stress, depressão, alienação e exaustão total. Pesquisa feita pela ISMA-BR, International Stress Management Association no Brasil, associação que estuda o stress e suas formas de prevenção, indica que 70% dos brasileiros sofrem os danos na saúde dos níveis elevados de stress e desses 30% apresentam o burnout. Como sair dessa? Não existem receitas mágicas. Quando o assunto é stress, cada um precisa encontrar seu caminho praticando técnicas eficientes para lidar com as demandas e as tensões.
E lembre-se: coloque um freio na rotina acelerada. Aprenda a fazer as coisas com calma, com organização. Seu nível de cansaço, com certeza, irá reduzir. E, nesse momento, talvez seja a hora de você fazer seu próprio balanço anual e programar um planejamento estratégico para sua vida: a forma como você lida com sua rotina de trabalho precisa  ser programada, alterada e, quem sabe, você consiga ter um dia a dia menos estressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário