segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Qualidade de vida deve estar na sua agenda

Quando me perguntam como ter qualidade de vida, costumo responder: invista em você. Atualmente, muito se fala em programas de qualidade de vida nas empresas. Este tipo de iniciativa é de extrema importância, mas é preciso mais.
Não adianta apenas contar com o esforço corporativo para manter a sua saúde em equilíbrio. Isso deve ser apenas parte de um enorme pacote cuja responsabilidade é sua. Há quanto tempo você não sai para caminhar? Ou vai assistir a um filme no cinema? Ou tem uma refeição mais demorada?
Qualidade de vida é ter corpo, mente e espírito em equilíbrio. Quando este equilíbrio é quebrado, as conseqüências negativas do stress não se fazem tardar.
Este desequilíbrio é responsável por cerca de 65% das doenças e tem uma origem psicossomática.
Para ter qualidade de vida é preciso pensar em praticar o autocontrole, em ter uma dieta saudável, ter tempo para o lazer e também para se exercitar com regularidade. Que tal começar fazendo uma lista do que é prioridade para você? Depois, anote, ao lado de cada uma delas, o tempo que dedica a isso. O resultado pode ser perturbador, porque é nesse momento que percebemos o quanto dedicamos muito mais de nossas horas ao trabalho e aos afazeres domésticos do que a nós mesmos ou para estar junto daqueles de quem gostamos. Estabelecer limites depende de cada um.
Desta forma, é possível visualizar o balanço geral entre tarefas pessoais e profissionais e chegar ao equilíbrio. No final de uma semana você vai perceber que a vida pessoal pode ser organizada da mesma forma que a profissional. Só que o beneficiado, neste caso, é você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário