sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Xô estresse! Evite que ele atrapalhe seu rendimento.

Uma das principais recomendações feitas às pessoas que desejam aliviar o estresse é a prática de exercícios físicos, que promovem o relaxamento do corpo e da mente, mas e quando esta pratica envolve cobranças, pressões gerando assim estresse?
O estresse é uma reação do organismo que envolve elementos psicológicos, físicos e hormonais. Ele surge quando a necessidade de adaptar-se aos diversos tipos de pressões internas e externas. 
Para lidar melhor com o estresse é fundamental que o atleta conheça as suas emoções nos contextos em que ele se expõe. Quanto mais o atleta for capaz de identificar as fontes de estresse em seu ambiente esportivo, mas ele estará preparado para enfrentar as pressões emocionais que envolvem o contexto de competição.
Segundo Rose Junior (1999) no contexto da competição, o atleta precisa ser um competidor efetivo e regular e isto pressupõe superar os mais elevados níveis de exigências físicas, técnicas, táticas e também psicológicas. Não podemos deixar de dizer que o estresse tem funções benéficas, pois através dele o organismo produz adrenalina, substância que impulsiona a relação da atividade física.
O estresse negativo que atrapalha o rendimento se manifesta no corpo (aumento da pressão sanguínea, problemas gastrointestinais, fadiga física, sudorese, problemas de pele, dor de cabeça, dores musculares) na mente (dificuldade de tomar decisões, pensamentos negativos, pesadelos, diminuição da confiança) e no comportamento (irritabilidade, insônia, diminuição da libido e do apetite). [...]
 
Leia mais: http://www.jatsrun.com.br/xo-estresse-evite-que-ele-atrapalhe-seu-rendimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário