sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Yoga: Antídoto Contra Stress

O yoga é um método de relaxamento que visa desenvolver o controle mental através do exercício físico. Oriundo das filosofias hindus significa reunião, no sentido de conexão entre o corpo  e a mente.
Hatha yoga, uma das principais modalidades de yoga, baseia-se na respiração profunda e na contração/ manutenção/ relaxamento dos maiores músculos do corpo, do couro cabeludo aos dedos dos pés. A prática dos exercícios de yoga é chamada de postura ou asanas. Ao contrário dos outros tipos de exercícios, o yoga contrai e alonga os músculos, fazendo com que se tornem mais flexíveis e relaxados.
A respiração abdominal é uma parte importante do yoga. Este aprendizado é extremamente benéfico, porque frequentemente as pessoas tendem a segurar a respiração quando estão tensas ou quando se exercitam. Além de tornar o sistema respiratório mais eficiente, a combinação da respiração profunda com os exercícios de alongamento permite a disseminação de oxigênio a todas as partes do corpo. O objetivo primordial dos exercícios é fazer circular o sangue em todas as partes do corpo. Neste processo, a tensão é liberada, permitindo que o corpo se torne mais relaxado e energético.
As várias asanas exercitam diferentes órgãos  e músculos ( estômago, intestinos, cólon, articulações, etc.). A prática do yoga desenvolve autocontrole, possibilitando mais resistência aos sintomas originados pelo stress, melhora a circulação, limpa e fortalece os pulmões, remove fadiga crônica.
Além disso, a pessoa desenvolve uma atitude mental mais positiva, tendo mais recursos para lidar com o stress do dia a dia.
 
Fonte: Livro Yoga Qualidade de Vida (Editora AGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário