segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Estresse causa diversas alterações no sono

O estresse afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e pode trazer sérias consequências à saúde. Para Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em distúrbios do sono, o acúmulo de funções, a pressão no trabalho e o trânsito levam ao estresse, reação do organismo que afeta a saúde física, emocional e também causa queda do sistema imunológico. “Acordar cansado e com dores no corpo, por mais de uma semana, ter problemas de memória, podem ser sinais de alerta”, diz ele.
Para Yonekura, o estresse atinge o organismo de diversas formas e seus sintomas variam de pessoa para pessoa. Mas, a alteração do sono é um sinal evidente na maior parte dos casos. Quem está nesta situação dificilmente consegue ter uma noite repousante e acordar bem disposto no dia seguinte para ir ao trabalho. Em alguns pacientes o efeito pode ser inverso, com a presença constante da hipersônia (sono em excesso).
O estresse é um dos principais inimigos do sono. Considerando que a má qualidade do sono e a sonolência excessiva podem trazer consequências graves ao nosso dia a dia, é preciso ficar atento e não correr o risco de ser mais um na lista das vítimas da epidemia mundial, o estresse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário