sábado, 9 de maio de 2015

Como a meditação ajuda a administrar o stress

Observe uma criança. Embora aparentemente ela não tenha nada para lhe ensinar, há uma competência inata naquele pequeno ser: a capacidade de fixar sua atenção no momento presente. Com exceção dos primeiros anos de vida, passamos o resto de nossa vida resistindo às tentações de antecipar o futuro ou remoer o passado. A meditação, entretanto, é uma das formas de conservar nossa mente no aqui e agora, como defende na entrevista a seguir Otavio Fattori, administrador de empresas, instrutor e facilitador de workshops de meditação e bem-estar, idealizador do site opoderdoagora.com.br, cofundador da rede de portais de qualidade de vida nossobemestar.com. 

ISMA-BR: Por que a meditação é uma forma de driblar o stress?
Otavio Fattori: Existem uma centena de pesquisas que explicam os benefícios da meditação. Assim como o preparador físico defende a importância do alongamento, a meditação é recomendada para nossa rotina intelectual. Estamos sempre numa atividade mental muito intensa. É uma forma de contrapor esta intelectualidade que a sociedade moderna exige.

ISMA-BR: A meditação é mais importante hoje do que já foi no passado?
Otavio Fattori: Exige uma necessidade cada vez maior devido ao crescimento das cidades e o stress que a vida moderna vem nos impondo. Ao mesmo tempo, ainda há muita resistência. Quanto mais eu estiver preso na mente, mais eu fico retroalimentando esse processo. A meditação é uma libertação. Ela ainda está associada a uma religião e isso enfrenta preconceitos.

ISMA-BR: O senhor prega a simplicidade na forma de meditar.
Otavio Fattori: Todas as tradições pregam técnicas para ajudar as pessoas a alcançarem os estados meditativos. Mas a técnica não é a meditação, é o veículo e não o objetivo. Muitas vezes as pessoas ficam presas à técnica como se ela fosse o único caminho. A minha abordagem é de dizer que as técnicas são úteis, e são adaptadas ao gosto e perfil de cada pessoa, mas as técnicas não são fundamentais. Uma criança vive em estado de meditação, vivendo cada momento plenamente. Cada um de nós já viveu um estado meditativo, às vezes sem saber.

No 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, Otavio Fattori participará da mesa-redonda "Driblando o Stress", com a palestra "A meditação sem técnica", e do "Workshop 4 - AquiAgora: o poder do momento presente".

Inscrições para o Congresso de Stress podem ser feitas pelo link http://bit.ly/1DMUceL.


No vídeo abaixo, Otavio dá mais detalhes de sua Meditação Sem Técnica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário