segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Férias relaxantes requerem planejamento

Muitos profissionais gostam de tirar férias em janeiro e fevereiro para curtir o verão e descansar. No entanto, dor de cabeça, dificuldade para relaxar, problemas de convivência com a família são algumas das queixas de quem não consegue aproveitar seus dias de descanso. E mais, de acordo com pesquisa feita pela ISMA-BR, International Stress Management Association no Brasil, associação internacional que estuda o stress e suas formas de prevenção, 72% das pessoas que retornam de férias perdem os benefícios do descanso uma semana depois de voltar à sua rotina. Dessas, 25% apresentam o mesmo nível de stress anterior as férias. Para que os dias de descanso sejam bem aproveitados, é importante investir em si mesmo e planejar os dias de folga com antecedência. Apenas o fato de vislumbrar a proximidade das férias já pode causar relaxamento.
Quem está tendo sintomas de stress (ansiedade, dificuldade para dormir, dores musculares) deve optar por uma programação mais calma, para recarregar as baterias.  Outras dicas:
  • Seja realista a respeito dos seus planos de férias e seja flexível para mudar de plano, se necessário.
  • Faça um orçamento dos seus gastos para não amargar na volta com as finanças apertadas.
  • Programe-se para ter uma alimentação balanceada; praticar um exercício físico com regularidade; ter uma atividade de relaxamento (yoga, meditação ou tai chi chuan), reservar um tempo para sair com os amigos, ler um livro, ouvir música, caminhar no parque. Enfim, planeje em 2015 dedicar uma parcela do seu tempo para você mesmo.
E, lembre-se que retornar pelos menos dois dias antes de recomeçar sua rotina ajuda a garantir os benefícios do descanso por um período mais longo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário