sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Brasileiros recebem ordens demais no trabalho?

Chefe demais. Este tem sido um dos problemas nas grandes empresas nos últimos tempos. Como resultado, os funcionários estão cada vez mais desenvolvendo sintomas como ansiedade e insegurança por não saberem lidar com a situação.
Esta foi uma das conclusões da pesquisa coordenada pela ISMA-BR (International Stress Management Association),  associação internacional que estuda o stress e suas formas de prevenção, com 230 profissionais brasileiros. O objetivo da pesquisa foi mostrar o quanto o estilo político, ou seja, as estratégias usadas por cada um, dentro da empresa, como capacidade de negociação, persuasão e influência para atingir metas, podem servir como antídoto ao stress negativo e facilitar a execução das tarefas.
Conclusões gerais da pesquisa:
Quanto mais conflito de funções maior o nível de stress. Com as fusões e enxugamentos as empresas estão ficando cada vez mais horizontais, aumentando a quantidade de chefes, ou de pessoas a quem o profissional se reporta. Com isso, o funcionário se sente pressionado por expectativas às vezes incompatíveis, que o afetam mental e emocionalmente.
Outro ponto é que quanto mais sofisticado o estilo político menor são os danos causados pelo stress negativo. De acordo com dados do estudo, 61% dos entrevistados afirmam ter conflito de função. Desses, apenas 38% usam um estilo político que julgam eficiente. As consequências dessas pressões induzem a transtornos psicológicos, como ansiedade, angústia e insegurança, e fisiológicos, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário