sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Trabalho demais? Aprenda a lidar com isso

Em meu consultório, uma das principais queixas que ouço está relacionada à sobrecarga de trabalho. O excesso de tarefas aliado à pressão tem efeito devastador no organismo. As impressões percebidas no dia a dia têm sido confirmadas por pesquisas da ISMA-BR (International Stress Management Association), associação que estuda o stress e suas formas de prevenção. Sabe qual é a causa número um? Sobrecarga de tarefas. Depois disso vem o medo de demissão, a falta de controle para tomar decisões pertinentes às suas responsabilidades e a incapacidade de administrar o tempo.
Dá para mudar essa situação? Esse é um desafio que depende de cada um. Aprender a impor limites talvez seja a primeira lição. Limites para você mesmo, em relação a seu chefe e também aos colegas de trabalho. E organização ajuda, e muito. É preciso diferenciar o que é urgente do que é importante, e cada um tem a sua receita para isso. Uma idéia é fazer uma lista de todas as tarefas e dar valores para cada uma delas ou organizá-las pela ordem de prioridade; do mais prioritário ao menos. A organização mental tem papel importante na organização real. E mais, faça uma coisa de cada vez. Muitas vezes nos pegamos querendo fazer duas, três tarefas ao mesmo tempo e no processo nos sentimos em frangalhos...
Outro ponto é saber dividir tarefas. O trabalho em equipe pode render boas lições de como um podem ajudar o outro a reduzir seu próprio stress. Ações como essas, ao serem colocadas em prática, podem auxiliar na administração do tempo e minimizar a sensação de falta de controle.
Já o medo de perder o emprego é algo inerente. Ele só não deve dominar suas ações, porque daí você corre o risco de se tornar prisioneiro deste medo. Mais uma vez, é preciso desenvolver autoconfiança. De resto, vale a velha lição para lidar melhor com seu stress diário: mantenha uma dieta saudável, exercite-se regularmente, cultive seus relacionamentos. E, principalmente, priorize tempo para recarregar suas baterias. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário