segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como ter uma rotina menos estressante

Ter equilíbrio nos dias de hoje parece ser mesmo um grande desafio. É preciso ter equilíbrio na hora de se alimentar, no tempo gasto com o lazer, na quantidade de exercícios físicos feitos todos os dias. Com o stress não é diferente. Para isso é importante entender que existem dois tipo de stress: o positivo, chamado de “eustresse”, e o negativo o “distresse”. Ambos causam reações fisiológicas similares: mãos e pés tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e a pressão arterial a subir, o nível de tensão muscular a aumentar. No nível emocional, no entanto, as reações ao stress são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda, fazendo com que se intimide e fuja da situação.
Muitos sintomas de stress negativo - dores musculares, pressão alta, fadiga, taquicardia, ansiedade e angústia - têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões no trabalho. Estudos indicam que quem tem grandes responsabilidades, mas pouca autonomia para tomar decisões, é o que corre os maiores riscos do stress negativo. Esta é uma realidade enfrentada pelo executivo, que sofre pressões de superiores e subordinados, como pelo operário na linha de montagem.
Enfim, para encontrar o tal equilíbrio é importante que tanto a empresa quanto seus colaboradores estejam conscientes dos fatores estressantes que partilham e procurem fazer as adaptações necessárias para que tenham maior controle pessoal. As emoções e a saúde física dependem quase que exclusivamente da sua interpretação do mundo exterior. E quanto mais você entende as pressões e situações que o influenciam, melhor você se adapta às suas demandas. Que tal começar a fazer este treino?


Nenhum comentário:

Postar um comentário