quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Acredite, dá para reduzir a ansiedade

Ansiedade. Esta á uma emoção rotineira para a maior parte das pessoas. Atualmente,  motivos não faltam para servir de gatilho. Quem não passa por momentos de ansiedade ao longo do dia, que dirá da semana? É a cobrança do chefe para que o trabalho seja feito dentro do prazo – curtíssimo, muitas vezes, é a pressão da família por mais tempo juntos; o equilíbrio das tarefas profissionais e pessoais. A questão é que sentir ansiedade é algo  normal, porque é uma resposta fisiológica do organismo a situações antecipatórias. Provavelmente, se não fosse a tal ansiedade você não conseguiria terminar o trabalho no prazo e não se agendaria de uma forma mais organizada para ter tempo para a casa e para o trabalho.
A ansiedade funciona como um sistema de alarme que pode ajudar a pessoa a se concentrar na causa e racionalizá-la. Ela se torna um problema quando começa a interferir no seu dia a dia, quando se torna uma ameaça constante que escraviza. É a chamada ansiedade generalizada. Os sintomas podem incluir preocupação, dificuldade de concentração, falta de sono e nervosismo. As sensações físicas podem causar aceleração dos batimentos cardíacos, causar tontura, dor de cabeça, náusea, suor nas mãos e pés e dores musculares. Ou seja, além da mente, o corpo também fica fora de controle.
Como controlar isso? Controlar seus pensamentos irracionais e negativos é uma excelente opção assim como a prática de técnicas de relaxamento como a respiração abdominal. Quanto à tendência de antecipar fatos negativos, focalize no “aqui e agora”. Outro ponto: expresse suas emoções. O importante é você encontrar maneiras de se libertar das emoções que o aprisionam. Isso lhe ajudará a reduzir o nível de ansiedade para que possa aproveitar as coisas boas da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário