segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Mania de perfeição

Cometer erros faz parte do aprendizado e do crescimento de qualquer profissional. E não saber lidar com isso pode gerar altos níveis de stress. Motivo? Por trás da mania de não querer cometer - ou aceitar - erros, está alguém extremamente perfeccionista. É sabido que gente assim tende a sofrer os efeitos do stress de maneira mais arrebatadora.
O perfeccionista tem dificuldade em lidar com possíveis críticas. Por isso, quer fazer tudo e tudo 100%. Essa característica de personalidade tende a prejudicar as relações pessoais e profissionais. Se você identificar algumas tendências perfeccionistas no seu dia a dia, faça algumas mudanças. A primeira delas é confrontar o medo que lhe motiva a buscar perfeição. Você pode temer que as pessoas não gostarão de você. Na realidade, o oposto parece verdadeiro. Ninguém gosta do ‘sabe tudo’, daquele que se julga capaz de fazer tudo. Portanto, da próxima vez que cometer um erro ou perceber que não vai dar conta do recado, procure não se justificar ou negar.
Se está evitando algumas tarefas com receio de se expor, se pergunte se essas inibições não estão impossibilitando-o de atingir seu potencial. Se a resposta for positiva, procure se expor às situações que lhe causam apreensão gradualmente. Pense que a imperfeição é uma característica dos seres humanos. Seu corpo vai lhe agradecer e sua relação com as pessoas tenderá a se tornar mais flexível e agradável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário