segunda-feira, 6 de maio de 2013

Globo Repórter investiga mal que aflige milhões de brasileiros: o estresse

O retrato do nosso tempo é cheio de contrastes. O desafio é equilibrar tudo isso com uma vida saudável. Você sabe reconhecer os primeiros sinais de estresse? 
“São quatro os sinais de estresse: o primeiro é a respiração que se torna rapidinha e superficial, aquela respiração mais ofegante A pessoa fica mais estressada e mais ansiosa. Ela pode fazer um teste: colocar a mão esquerda na altura do peito, a mão direita em cima do umbigo e notar que mão ela mexe quando respira. E claro que nós queremos que a pessoa mexa a mão de baixo. Se a pessoa mexer só a mão de cima, é aquela respiração mais restrita, aquela respiração mais superficial”, explica Ana Maria Rossi, psicóloga. 
“Em segundo lugar, as extremidades, mãos e pés, tendem a ficar mais frios e mais suados. Para ver isso, a gente pode colocar as mãos no rosto. A temperatura das mãos deve ser similar a das bochechas”, acrescenta a psicóloga. 
“Em terceiro lugar, os músculos tendem a ficar mais tensos. E podem ser os maxilares, o pescoço, os ombros. E em quarto lugar, o pensamento tende a ficar mais negativo ou mais extremo: ‘Eu nunca faço nada certo’, ‘eu sempre faço as coisas erradas’. Ela vai ser uma pessoa muito pessimista. Então, esses são os quatro sinais de alerta para quando a gente está começando a ficar estressado. Nós queremos olhar aquela luz vermelha e dar um pare”, explica Ana Maria Rossi. 

O programa Globo Repórter, da TV Globo, foi veiculado no dia 3 de maio de 2013. 

Leia a matéria completa: http://migre.me/eqDJL

Um comentário:

  1. Realmente não estamos identificar nosso limite. A vida corrida, o mundo virtual, os múltiplos papéis que desempenhamos são fatores de adoecimento psíquico.
    Temos que nos conscientizar e criar alternativas para injetarmos em nossas vidas, atividades que nos dão alegria e bem estar para gerenciarmos nosso universo particular.

    Rosamélia Balbino
    http://educandocomsaude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir