segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Aprenda a dizer “não”

Em primeiro lugar, aprender a impor limites às demandas que chegam até você, para trabalhar de forma mais tranquila, satisfatória e até mesmo prazerosa, é um jeito eficiente de prevenir doenças. “Em geral, o receio de ser substituído por um colega que aceite trabalhar em um ritmo alucinante faz que certos profissionais se sujeitem a condições e a quantidades de trabalho além de suas capacidades físicas e mentais. Porém, ao longo do tempo, se submetidos a um nível de estresse permanente, a saúde começa a ficar debilitada e, logo, aparecem as doenças”, alerta Verônica Rodrigues da Conceição. Segundo um estudo da International Stress Management (ISMA-BR), as consequências mais comuns do acúmulo de estresse, na saúde, são as dores musculares, incluindo a dor de cabeça. “Também são frequentes os distúrbios de sono, problemas gastrointestinais, queda na libido e desequilíbrios de apetite e, nesse caso, a pessoa passa a comer muito mais do que necessita ou, então, muito menos”, explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da entidade.
 
Fonte: Revista UMA, edição nº 140.

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