quarta-feira, 11 de abril de 2012

Stress no trabalho é risco crescente para a saúde pública

O stress no ambiente de trabalho tem feito com que cada vez mais profissionais recorram à ajuda médica - e essa já vem se tornando uma questão de saúde pública. É o que mostra um estudo de economistas da Universidade de Concordia, no Canadá, publicado no periódico BMC Public Health. Segundo dados do estudo, 26% das pessoas que trabalham em ambientes altamentes estressantes já passou por consultas por problemas fisiológicos, mentais ou emocionais.

Para chegar às conclusões, os economistas analisaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde da População Canadense (NPHS, sigla em inglês). Todos os participantes tinham entre 18 e 65 anos – maior parte da força de trabalho do país. O estudo incluía estatísticas como número de consultas, doenças crônicas, estado civil, renda, tabagismo e consumo de álcool.
Existem evidências médicas de que o stress pode afetar adversamente o sistema imunológico, aumentando assim o risco de doenças. Diversos estudos já têm relacionado o stress a dores nas costas, câncer colo-retal, doenças infecciosas, problemas cardíacos, dores de cabeça e diabetes. O stress no trabalho pode também aumentar os comportamentos de risco, tais como tabagismo, abuso de drogas e álcool, e desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação balanceada.
Os economistas alertam que reduzir o stress no ambiente de trabalho pode ajudar a reduzir o crescente gasto com saúde e fortalecer a moral dos funcionários. Gerenciar o stress no trabalho também pode estimular outras vantagens econômicas, tais como aumento de produtividade entre os trabalhadores, além de reduzir o absenteísmo e diminuir a rotatividade de funcionários.
Congresso ISMA-BR 2012 - Este ano, o tema do Congresso realizado anualmente pela ISMA-BR será "Trabalho, Stress e Saúde: o impacto nos resultados da empresa - da teoria à ação".  Mais que interesse individual, uma vida saudável passou a ser também uma preocupação da empresa. O empregador que tem na saúde seu valor fundamental e atua de maneira pró-ativa no interesse de seus funcionários consegue, entre outros benefícios, reter mais talentos. Estudos indicam que, quando um empregado está saudável, os resultados se refletem no sucesso da empresa. 
Entre os principais estudiosos nessa questão está o economista Sean Nicholson, PhD. Ele é um dos confirmados para a próxima edição do congresso da ISMA-BR, em 2012, e falará sobre esses questionamentos e os resultados de suas pesquisas na área. O Dr. Nicholson é professor associado da Cornell University (EUA), pesquisador associado do National Bureau of Economic Research e diretor de pesquisa da Upstate Health Research Network.


Nenhum comentário:

Postar um comentário