Lidar com uma situação difícil é uma questão de adaptação, algo que precisamos aprender a fazer. Não adianta saber que há um problema, se não fazemos nada para resolvê-lo, certo?
Na edição de abril da revista Bons Fluidos, a ISMA-BR ajudou a reportagem a listar algumas formas de gerenciar a tensão. Para chegar lá, você só precisa ter disciplina, e não desistir.
Acompanhe algumas dicas:
1. Aceite a realidade do que não pode mudar
"Se você não tem meios de mudar uma situação, decidida ela está", diz a psicóloga Ana Maria Rossi. "Não adianta se martirizar." "O trânsito, por exemplo, não me pega", afirma Kika Lourenço, que mora no interior de São Paulo e trabalha na capital. "O congestionamento é sempre uma possibilidade no caminho. Faço o que está ao meu alcance. Acordo cedo e me programo para chegar com antecedência ao consultório. Mas, às vezes, um imprevisto faz o fluxo de tráfego simplesmente parar. Ligo e tento avisar o paciente, mas aceito a realidade que não posso mudar", diz ela. "Se ficar estressada, isso não vai liberar a via e ainda vou chegar mal para o atendimento", conclui a terapeuta.
2. Pratique a postura da árvore
Este ásana pode ser visto como a essência da ioga e uma síntese do equilíbrio necessário para não perder o humor nem a saúde ante as polaridades do mundo. Em pé, flexione a perna direita e apoie o pé direito na parte interna da coxa esquerda. Eleve os braços com as mãos unidas acima da cabeça, com os cotovelos esticados. Se possível, fique nessa postura por cinco respirações. Repita o exercício com a outra perna. "No início, é natural ter dificuldade para manter o prumo. Mas a tentativa é uma forma de desfocar de outras preocupações, porque exige que você se concentre na ação", lembra Anna Ivanov, de São Paulo.
3. Estabeleça acordos claros
Alinhar expectativas com as pessoas ao nosso redor também é um meio de poupar energia. "Isso evita passar a noite sem dormir para terminar um relatório e, no dia seguinte, perceber que não era a prioridade para o chefe", diz Castellani. "Essa é a diferença entre eficiência e eficácia. O eficiente faz tudo direito, mas o eficaz faz a coisa certa."
4. Planejamento em vez de perfeccionismo
O perfeccionista geralmente é vaidoso. Tem o foco exagerado nos resultados. Mas os resultados não podem ser controlados. Apenas o processo que leva a isso. "Para evitar o mau estresse, que nos leva a uma exposição demasiada e contínua ao esforço, é preciso planejar", diz Castellani. "Para perder peso, por exemplo, sei que tenho de comer menos e me exercitar mais. Então, se o almoço na empresa não me dá muita opção de escolha sobre o cardápio, que é mais calórico, à noite, vou compensar tomando uma sopa ou algo leve", sugere Ana.
Quer saber mais? Acompanhe a matéria na íntegra, aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário