quarta-feira, 18 de abril de 2012

Qualidade do tempo livre

Os dias estão cada vez mais corridos. As semanas sempre mais cheias. As tarefas se acumulam e clamamos pelo final de semana já na quarta-feira. Mas quando chega aqueles dois dias de descanso tão esperados, o que você faz?

Você já parou para pensar que o final de semana tem se transformado em dia útil, em vez de dia do ócio? Pois é, o problema é que o ócio é muito importante, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para driblar o stress. Porém, como devemos utilizar o tempo livre de forma adequada?

Em primeiro lugar, admita que você precisa - e merece! - um tempo livre de obrigações. Depois, foque em seus verdadeiros desejos e descarte as pressões e modismos sobre o que convém fazer no tempo livre. Porém, a experiência de ócio só será desfrutável se tiver em si mesma uma dose de desafio ou de exigências que não excedam, nem fiquem aquém, de suas capacidades e disponibilidades físicas e psicológicas.

Se excederem, a experiência causará sentimentos negativos, como tensão e medo. Se ficarem aquém, causará desinteresse e apatia, descaracterizando o que poderia ser um ócio construtivo. 

Por isso, alguns pontos são importantes para utilizar o tempo livre de maneira adequada:

- Reconheça que a vida não se resume apenas ao trabalho;

- Seja autêntico e se deixe levar por uma motivação intrínseca;  

- Esteja consciente da escolha, seja fazer alguma atividade, seja simplesmente não fazer nada;

- Não espere da experiência retornos como remuneração, status ou aproximação de clientes;

- Tente sair da rotina e experimentar algo diferente, colocando-se em situações que permitam exercitar habilidades que normalmente não utiliza e, assim, aumentar as possibilidades de desenvolvimento pessoal;

Nenhum comentário:

Postar um comentário