Efeito-dominó. Essa é a melhor expressão para traduzir as consequências das ações e reações dos líderes – desde chefes de setor até o presidente da empresa. A forma como cada um lida com as pressões diárias pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso do todo. Uma pessoa sob alta pressão não suporta a carga por períodos prolongados. E quem sai perdendo? Todos. O excesso de stress de um pode ser também o excesso de stress de todos, como num efeito dominó. Entenda-se por excesso de stress uma série de sintomas físicos e psicológicos, que afetam a qualidade de vida e a saúde da pessoa.
No caso dos líderes, o alto nível de stress é um fator ainda mais agravante. Todo um trabalho de equipe pode ser contaminado e diluído. Líderes e equipe precisam, dessa forma, atuar juntos para reduzir as pressões e as demandas do dia a dia. Isso pode ser feito por meio de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho e da integração da equipe.
O papel do líder passa por essas lições: gerenciar ou coordenar, dividir e saber delegar para que o peso da balança seja igual para todos – e que ninguém carregue um peso superior ao que é capaz de suportar. Para os líderes, fica o recado: gerenciar a empresa também passa por um gerenciamento da própria vida. Isso porque não dá para controlar os altos níveis de stress em alguém que não tem espaço na agenda para investir em si mesmo. Fazer aquilo que gosta, mesmo que em pequenas doses diárias pode valer muito: para a você e para a sua equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário