quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tensão muscular e stress


Quando a pessoa não se sente bem, ela tende a ter uma postura negligente e isso tensiona ainda mais os músculos. Também o sedentarismo pode agravar a situação. Com frequência se sabe de pessoas que têm dor crônica e passam mal quando sentadas por períodos prolongados. No entanto, sentem alívio quando se exercitam. A atividade física regular estimula a produção de agentes químicos chamados de endorfinas. Eles têm a mesma composição da morfina, por isso causam um alívio temporário à dor. O sono, a massagem e os remédios também podem reduzir a dor mas não possibilitam um alívio permanente. O controle da dor e da contração dos músculos é diferente para cada pessoa e depende do nível de tensão muscular. Para relaxar, conscientize-se da necessidade do exercício regular, aprenda a diferenciar entre a tensão e o relaxamento dos músculos e agende períodos de relaxamento.

Um comentário:

  1. Oi ISMA-BR, tudo bem? muito legal (e cada vez mais raro) poder encontrar lugares que abordam seriamente o universo da dor, por isso, parabéns mesmo pela postagem. Muitas pessoas sofrem com a Fibromialgia e, por vezes, a falta de informação acaba por agravar esse quadro.

    Nosso blog, o www.abcdor.com.br também tenta levar informação e ajuda a quem sofre com algum tipo de dor ou doença, aguardamos sua visita. Abs.

    ResponderExcluir