terça-feira, 14 de abril de 2015

Dia Mundial do Café: a bebida pode influenciar o seu humor?


Não há um consenso sobre a data de início do consumo do café no mundo, mas o registro de seu surgimento está associado a Kaldi, um pastor de cabras, que descobriu o valor estimulante do café. Sua origem também está ligada ao Iêmen, um país asiático, localizado atualmente ao sul da Arábia Saudita, onde ele era consumido como alimento cru. Também em tribos da Etiópia, na África, o café iniciou sendo consumido in natura, misturado com banha.
Segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, atualmente o café tem a sua maior produção no Brasil, de onde parte 30% da quantidade que circula em todo o mercado internacional -- o  volume é equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. O Brasil é também o segundo mercado consumidor, atrás somente dos Estados Unidos. As áreas cafeeiras estão concentradas no centro-sul do país, onde se destacam quatro estados produtores: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A região Nordeste também tem plantações na Bahia, e da região Norte pode-se destacar Rondônia.  A produção de café arábica se concentra em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e parte do Espírito Santo, enquanto o café robusta é plantado principalmente no Espírito Santo e Rondônia.


E qual a relação do café com a saúde mental?

O médico neurologista Jorge Moll Neto, presidente do Instituto D'Or Pesquisa e Ensino, desenvolve pesquisa desde 2009 sobre os efeitos do café no cérebro. A etapa inicial da pesquisa, intitulada "Correlatos neurais da experiência olfativa e gustativa do café", contou com a participação de 30 voluntários e tem o apoio do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. O objetivo é entender os efeitos sensoriais causados pelo aroma do café no cérebro, especificamente nos mecanismos de recompensa (prazer) e motivação. Moll constatou que o aroma do café tem um efeito poderoso sobre as regiões do cérebro que regulam a sensação de prazer, atenção e motivação. Segundo o neurologista, o que motivou a pesquisa foi compreender os mecanismos que levam as pessoas a tomar e apreciar o café, a bebida mais consumida no mundo depois da água, sendo o Brasil o segundo maior consumidor depois dos EUA. "O café é riquíssimo em compostos químicos, muitos com efeitos biológicos ainda desconhecidos. Muitas dos benefícios atribuídos ao café – por exemplo, o efeito de estímulo intelectual e social – ainda não são compreendidos, e é por esse motivo que a Neurociência e a Medicina precisam estudá-lo", afirma.

De acordo com Moll, os voluntários são submetidos a um "exame" de ressonância magnética. À máquina que realiza o exame, está acoplado um aparelho especialmente desenvolvido para apresentar os aromas: o olfatômetro, o qual através da abertura e fechamento de válvulas permite que diversos aromas de café sejam apresentados ao voluntário. "Por meio de vários finos tubos que chegam próximos ao nariz dos voluntários, apresentamos diversos aromas de café de forma precisamente controlada. Verificamos que o aroma do café age em vários circuitos cerebrais. A primeira região que detectamos foi a da percepção olfativa 'genérica', chamada córtex olfativo, onde o cheiro é percebido", explica. Moll salienta que qualquer tipo de cheiro ativa essa região. "O que chama atenção, no caso do café, é a potência com que o aroma da bebida evoca ativação em outras regiões do cérebro, envolvidas na experiência de recompensa ou prazer, assim como em mecanismos da atenção seletiva".

O neurocientista compara o café, por exemplo, com o vinho ou com os perfumes. Segundo ele, o café é mais rico no perfil de aromas do que qualquer uma dessas substâncias. "O café tem mais de 200 componentes que são liberados no ar ("voláteis") e muitos desses podem ser percebidos pelo olfato", completa.

A pesquisa pretende ainda descobrir se existem compostos químicos no café com efeitos mais seletivos, ou seja, se certos compostos estão associados a experiências subjetivas mais específicas e a regiões diferentes do cérebro. "O objetivo agora é a construção de um novo olfatômetro, permitindo apresentação de maior número de amostras com maior intensidade e precisão temporal. Certos cafés com diferentes concentrações de substâncias podem ter efeitos diferentes em relação à atividade cerebral", assegura Moll.

Fontes: ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e Embrapa Café (órgão integrante da estrutura da Embrapa, criado em 1999 e que tem por finalidade  coordenar, formular, propor e orientar estratégias e ações de geração, desenvolvimento e transferência de tecnologia do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – PNP&D/Café executado pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café - CBP&D/Café).

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