segunda-feira, 13 de abril de 2015

5 dicas para administrar a ansiedade no trabalho

A ansiedade é desencadeada pelo contato com o novo, com o desconhecido que pode representar uma ameaça para a nossa estabilidade. Ao preferir o que já conhece, a mente humana revela que precisa controlar tudo.

Pensamentos negativos, associados à sensação de perigo, agitação e inquietação são algumas das tensões psíquicas que fazem parte desse processo. Outros sintomas podem ser físicos: sudorese, dores musculares, aceleração da frequência cardíaca, entre outros.

Na dose certa, a ansiedade pode nos levar à conquista de bem-estar e do sucesso: ela desperta a curiosidade, estimula a busca do que é novo e desconhecido. O problema é que muitas pessoas, preocupadas em fazer tudo certo, tornam-se perfeccionistas. E querendo controlar tudo a sua volta acabam dificultando a sua própria vida e a de quem está ao redor.

Um dos ambientes mais propícios para o excesso de ansiedade é o trabalho. É lá que passamos a maior parte do nosso dia, em meio a pessoas com perfis diferentes, responsabilidades, sucessos, frustrações e mudanças constantes.


A ISMA-BR preparou 5 dicas que ajudarão você a administrar a ansiedade no trabalho:

1. Pratique a respiração diafragmática. Inspire pelo nariz enchendo os músculos do abdômen e expire lentamente. Estabeleça uma respiração profunda e rítmica.

2. Identifique a situação que está interpretando como uma ameaça.

3. Defina se tem controle para mudá-la. Se tiver, avalie o que pode fazer e desenvolva um plano de ação. Se não tiver, conscientize-se das suas limitações e lembre-se das suas opções: lutar ou fugir.

4. Concentre-se em relaxar os músculos mantendo a respiração abdominal.

5. Permaneça assim por alguns minutos. Talvez note que a situação possivelmente não mudou, mas, por estar mais relaxado e focado, não se sentirá tão vulnerável a ela.

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