Muito se fala sobre stress no trabalho. Considerando-se todos os fatores,
qual é a causa que apresenta os maiores riscos para a saúde dos funcionários de
uma empresa?
Muitos
sintomas de stress negativo - dores musculares, pressão arterial alta, fadiga,
taquicardia, ansiedade e angústia - têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões
profissionais. Qualquer situação independente de estar vinculada ao trabalho
pode ser percebida como estressante. No entanto, alguns epidemiologistas
americanos apontam certas características do trabalho como prováveis causas de
stress. A falta de controle é um dos principais gatilhos das doenças causadas
pelo stress. Assim, um funcionário que tem grandes responsabilidades mas pouca
autonomia para tomar decisões é o que corre
os maiores riscos do stress negativo. Esta é uma realidade enfrentada pelo
executivo, que sofre pressões de superiores e subordinados, como pelo operário
na linha de montagem.
Outra
fonte de tensão é a pessoa não ter uma identidade pessoal definida. Sente-se
como um número na organização. Alguns estudos americanos indicam que os homens
com grande responsabilidade e pouco controle no trabalho são pelo menos quatro
vezes mais suscetíveis à pressão alta do que seus colegas. No caso das
mulheres, o pior é um trabalho de alta pressão acrescido de pressões em casa.
Nessas circunstâncias as mulheres têm duas vezes mais chance de ter um ataque
cardíaco do que as outras. É importante
que tanto a empresa quanto seus membros estejam conscientes dos fatores
estressantes que partilham. Também devem dispor-se a fazer as adaptações
necessárias para proporcionar maior controle pessoal.
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