segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Para desestressar no trabalho, use a linguagem corporativa

A facilidade em se expressar ou fazer relacionamentos tem peso importante no gerenciamento do stress. Isso não quer dizer que o ambiente de trabalho deva parecer um salão de beleza em que se bate papo despretensiosamente. Ser hábil para estabelecer uma rede de relações funciona como uma válvula de escape para lidar melhor com as pressões do dia a dia.
Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associação internacional que estuda o stress e suas formas de prevenção, deu aval a essa constatação. O estudo, realizado com 230 profissionais, entre gerentes de três grandes empresas nacionais, concluiu que a eficiência na comunicação interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das pressões e demandas em nível físico, emocional e comportamental. Para chegar a este resultado, foram analisados quatro fatores: as pressões no trabalho, o nível de ansiedade, o nível de tensão muscular e a satisfação profissional. Negociar soluções, contar com o apoio e o suporte dos colegas, e, principalmente, saber se expressar ajuda a criar uma rotina mais equilibrada e prazerosa.  
Para se beneficiar da linguagem corporativa não é preciso sair pelo escritório disposto a fazer amigos, mas, sim, dar mais valor às palavras, ouvir com atenção e elaborar nas repostas. Enfim, investir no bom e velho diálogo.
 


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