A
facilidade em se expressar ou fazer relacionamentos tem peso importante no
gerenciamento do stress. Isso não quer dizer que o ambiente de trabalho deva
parecer um salão de beleza em que se bate papo despretensiosamente. Ser hábil
para estabelecer uma rede de relações funciona como uma válvula de escape para
lidar melhor com as pressões do dia a dia.
Uma
pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association no
Brasil), associação internacional que estuda o stress e suas formas de
prevenção, deu aval a essa constatação. O estudo, realizado com 230
profissionais, entre gerentes de três grandes empresas nacionais, concluiu que
a eficiência na comunicação interpessoal funciona como um colete salva-vidas,
atenuando os efeitos negativos das pressões e demandas em nível físico,
emocional e comportamental. Para chegar a este resultado, foram analisados
quatro fatores: as pressões no trabalho, o nível de ansiedade, o nível de
tensão muscular e a satisfação profissional. Negociar soluções, contar com o
apoio e o suporte dos colegas, e, principalmente, saber se expressar ajuda a
criar uma rotina mais equilibrada e prazerosa.
Para
se beneficiar da linguagem corporativa não é preciso sair pelo escritório
disposto a fazer amigos, mas, sim, dar mais valor às palavras, ouvir com
atenção e elaborar nas repostas. Enfim, investir no bom e velho diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário