quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Como ter uma rotina menos estressante

Ter equilíbrio nos dias de hoje parece ser mesmo um grande desafio. É preciso ter equilíbrio na hora de se alimentar, no tempo gasto com o lazer, na quantidade de exercícios físicos feitos todos os dias. Com o stress não é diferente. Para isso é importante entender que há dois tipos de stress: o positivo, chamado de “eustresse”, e o negativo de “distresse”. Ambos causam reações fisiológicas similares: mãos e pés tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e a pressão arterial a subir, o nível de tensão muscular a aumentar. No entanto, emocionalmente, as reações ao stress são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda, fazendo com que se intimide e fuja da situação.
Muitos sintomas de stress negativo - dores musculares, pressão alta, fadiga, taquicardia, ansiedade e angústia - têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões no trabalho. Estudos indicam que quem tem muita responsabilidade mas pouca autonomia para tomar decisões é o que corre os maiores riscos do stress negativo. Esta é uma realidade enfrentada pelo executivo, que sofre pressões de superiores e subordinados, como pelo operário na linha de montagem.
Para as mulheres, soma-se às pressões corporativas a dupla jornada de trabalho. A boa nova é que um estudo feito pela ISMA-BR (International Stress Management Association) com 220 profissionais – sendo metade de homens e a outra metade de mulheres – mostrou que as mulheres são menos suscetíveis às doenças causadas pelo stress do que os homens. Isso porque elas verbalizam mais suas emoções, buscam ajuda profissional nos primeiros sinais de um sintoma, praticam técnicas de relaxamento com mais frequência e têm mais fé.
Enfim, para encontrar o tal equilíbrio é importante que tanto a empresa quanto seus colaboradores estejam conscientes dos fatores estressantes que partilham. E devem fazer as adaptações necessárias para que tenham maior controle pessoal. As emoções e a saúde física dependem quase que exclusivamente da sua interpretação do mundo exterior. E quanto mais você entende as pressões e situações que o influenciam, melhor você se adapta às suas demandas. Que tal começar a fazer este treino?




Nenhum comentário:

Postar um comentário