quarta-feira, 25 de julho de 2012

Estresse no trabalho

Falta de motivação, dúvidas sobre a própria capacidade e pessimismo, além de gastrite, dores de cabeça e corpo tensionado: esses são os sintomas de cerca de 70% da população economicamente ativa no Brasil, segundo estudo da International Stress Management Association (Isma-BR), associação voltada à prevenção e ao tratamento de estresse.
Todo esse desconforto é causado pelo estresse ligado ao trabalho. No primeiro semestre de 2011, 109 mil trabalhadores receberam afastamento com auxílio-doença devido a sequelas do estresse. O número é 28% maior do que no mesmo período de 2010. “Os casos de estresse no trabalho vêm aumentando porque as empresas estão exigindo mais das pessoas. Muitas estão otimizando os custos com funcionários e os que permanecem acabam sobrecarregados”, explica o psiquiatra Leonard Verea, diretor do Instituto Verea, em São Paulo (SP).
É necessário separar algumas horas todos os dias para o lazer e não levar trabalho para casa é o conselho básico para não se sobrecarregar, mas que muita gente não consegue seguir por comprometimento próprio ou por exigência do empregador.
“É preciso dividir o tempo em quatro momentos fundamentais: trabalho, família, lazer e ‘eu’. Antes de pegar a agenda e marcar os horários para cada momento, seja de trabalho ou de lazer, vá com calma: tentar respeitar rigidamente as horas de diversão também pode impedir o relaxamento. O ideal é que elas venham naturalmente. Os filhos dormiram mais cedo hoje? Então, aproveite para cuidar de si mesmo, não deixando escapar o tempo para o “eu”. Ler, ver televisão, cuidar da pele, tanto faz: o importante é fazer aquilo de que mais gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário