segunda-feira, 2 de junho de 2014

Stress no ambiente de trabalho contribui para ausência mental do colaborador

Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR aponta que a correria da vida moderna tem trazido consequências físicas e mentais aos colaboradores com estresse excessivo no ambiente de trabalho, algumas de curto prazo, outras podem ser consideradas graves se o individuo não perceber o estressor para mudar o cenário.

Considerando os maiores estressores na mesma pesquisa, realizada em 2008, homens e mulheres indicaram a mesmas dificuldades: sobrecarga de trabalho falta de tempo e de controle no dia a dia. Atualmente o cenário mudou, exceto pela sobrecarga de trabalho, homens acreditam que o desequilíbrio entre esforço e recompensa, e a falta de controle é um agravante. Já as mulheres tem encontrado baixo apoio social, motivo suficiente para baixa autoconfiança de 47%, contra 82% dos homens.

As consequências não variam muito, há um grande índice de presenteísmo - quando o colaborador tem presença física e ausência mental - tanto em homens (64%) quanto em mulheres (59%). Contudo, a solução para amenizar o estresse é delegar tarefas e pedir ajuda ao notar uma grande demanda. Segundo a análise dos resultados, tais atitudes aumentam a motivação e a satisfação de qualquer pessoa.

Foram entrevistados profissionais dos segmentos de educação, finanças, serviços e saúde, com faixa etária entre 23 a 58 anos, sendo 1.086 homens e 814 mulheres. O estudo analisou profissionais de São Paulo e Porto Alegre, com um tempo médio de trabalho de 17 anos.

Pela peculiaridade dos resultados, será um dos temas abordados no 14º Congresso de Stress da ISMA-BR nos dias 3, 4 e 5 de junho. O evento acontece no Centro de Eventos do Plaza São Rafael. A programação pode ser conferida no site www.ismabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário