quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ISMA-BR foi destaque na imprensa na cobertura das eleições

O clima de polarização do período eleitoral mexeu com os brasileiros. Ansiedade, discussões acaloradas e brigas entre amigos e parentes foram a marca do pleito de 2018. Um cenário que levou a imprensa brasileira a discutir os impactos da disputa política sobre a saúde mental da população. Em reportagens que contaram com a ISMA-BR entre as principais fontes.

É o caso da matéria Como se reconciliar com a família e os amigos após as eleições?, publicada pela Folha de S. Paulo no dia 28 de outubro, data do segundo turno. O texto traz dicas para lidar com as relações estremecidas pelo debate político. Também destaca a necessidade de se respeitar as opiniões diferentes. "Cada pessoa tem seu banco de dados pessoal e o direito de tomar decisões de acordo com sua própria percepção de realidade e pode divergir de você", diz, na reportagem, a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi.

No dia 26 de outubro, o portal da BBC Brasil publicou Como a disputa presidencial está afetando a saúde mental dos brasileiros. O site ouviu a opinião de especialistas da área sobre os reflexos físicos e e emocionais das divergências eleitorais. "Os eleitores de 25 a 30 anos e os acima de 50, na minha experiência clínica e nas consultorias que realizo, são os que se mostram mais preocupados. E isso faz sentido. Os primeiros estão se graduando ou se formaram há pouco tempo, e ainda precisam se firmar no mercado de trabalho, enquanto os demais estão se aproximando da aposentadoria. Só que toda essa incerteza e insegurança em relação ao futuro tem provocado neles ansiedade, medo e angústia", disse Ana Maria Rossi.

O portal MSN apontou estratégias para garantir o bem estar durante o período eleitoral na reportagem 6 dicas para manter o equilíbrio mental e afastar o estresse nas eleições, publicada no dia 21 de outubro. Entre as sugestões: buscar atividades relaxantes e pegar leve com as redes sociais. “Estamos numa eleição que tem suscitado um nível elevadíssimo de emoções nas pessoas. Nesse meio, há fanáticos que sempre buscam o conflito”, afirmou Ana Maria Rossi para portal MSN.

As consequências do conflito político também foram tema do artigo É possível evitar o estresse nas eleições, de autoria da presidente da ISMA-BR, que foi publicado pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), no dia 15 de outubro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário