domingo, 18 de junho de 2017

Curso e Congresso da ISMA-BR reúnem profissionais de todo o Brasil

A ISMA-BR recebe profissionais, pesquisadores e estudantes de todo o País a partir deste domingo (18), no 13º Curso de Gerenciamento do Stress, em Porto Alegre (RS). O evento vai até segunda-feira, com programação voltada para temas como psicologia da saúde ocupacional, mindfulness, stress no trabalho e biofeedback.

O curso tem cerificação internacional pela ISMA-BR e pela Portland State University (PSU). O evento oferece aos participantes uma perspectiva multimodal cognitiva e comportamental para o gerenciamento do stress. Para isso, apresenta modelos utilizados pelo Centro para Stress no Trabalho-Família, Segurança e Saúde e Oregon Centro para Força de Trabalho Saudável, nos Estados Unidos; além das mais recentes pesquisas e práticas da área.


Congresso de Stress

Com participantes dos 27 estados do Brasil, o 17º Congresso da ISMA-BR será realizado a partir do dia 20, em Porto Alegre (RS), com a temática Trabalho, Stress e Saúde: soluções para o burnout – da teoria à ação. 

Serão três dias de atividades na programação que ainda inclui um conjunto de eventos paralelos: 19º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 9º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 5º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Entre os destaques está a palestra da psicóloga norte-americana Christina Maslach, PhD, autora do Maslach Burnout Inventory (MBI) e amplamente reconhecida como uma das pioneiras na pesquisa sobre burnout.

Segundo estudos da ISMA-BR, 32% dos trabalhadores no País são vítimas da síndrome do burnout ou esgotamento profissional (nível devastador de estresse). Eles têm apresentado sintomas que comprovam o desgaste. Na pesquisa, 88% dos entrevistados afirmam sentir dores musculares, 89% estão ansiosos e 63% estão consumindo álcool como forma de se anestesiar do sofrimento. Para eles, o fator mais estressante é a incerteza em relação ao futuro e a falta de reconhecimento no trabalho.

Os temas selecionados para o congresso de 2017 atendem a uma demanda atual que envolverá experiências empresariais e pesquisas na área. A ISMA-BR procura cumprir o seu papel de informar, alertar e servir como um fórum de discussões para tornar o dia a dia mais produtivo, transformando-o em um estágio da busca de excelência e da manutenção da saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário