quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Diferente fontes de stress

Muito se tem falado sobre o stress no trabalho, mas o trabalho não é a única fonte estressora. Que outras situações do nosso dia a dia estressam as pessoas? Existem fatores desencadeantes, como a insegurança causada pelo excesso de violência nas ruas; a dificuldade e o desafio em equilibrar vida pessoal e profissional; o aperto financeiro, os conflitos com os familiares e os amigos.
A personalidade é outra fonte geradora de stress. As pessoas agressivas sentem-se constantemente estressadas e estressam os outros também, pela forma como se comportam, falam e cobram. Elas carregam o stress por onde quer que passem. Aqueles que têm uma personalidade mais passiva, que se especializam em engolir “sapos”, não se defendem ou expõem aquilo que os incomoda, tendem a somatizar os problemas causados excesso de stress. Em vez de culparem os outros pelos seus infortúnios como fazem os agressivos, eles engavetam suas emoções.
 A maneira de pensar ou encarar a vida também faz uma grande diferença. Encarar a vida com otimismo ajuda muito a reduzir os níveis de stress. O otimista tem o pé no chão e interpreta seus obstáculos como desafios. O  pessimista percebe as situações difíceis como grandes problemas. E isso faz muita diferença. Se você está sendo pessimista, talvez seja o momento de pisar no freio e tomar algum tipo de ação, em vez de ficar apenas se lamentando por aquilo que lhe incomoda. Lembre que a qualidade dos seus pensamentos determina as suas reações fisiológicas e emocionais. E você é o único responsável por aquilo que pensa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário