quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Como evitar que o stress atrapalhe seu descanso no carnaval

Para muitos profissionais, o carnaval significa período para descansar, esfriar a cabeça e planejar o ano que está por começar. Mas, e quando esses dias começam com uma crise de enxaqueca, uma gripe avassaladora ou dores no corpo? Isso se chama ‘let down effect’ e sinaliza que os níveis de stress estavam altos demais no seu dia a dia. E, assim, quando se consegue relaxar vem, em seguida, uma espécie de efeito rebote causado pelo excesso de tensão dos últimos tempos. Em vez de encarar isso com mau humor, que tal perceber os sinais de seu corpo como um aviso de que é preciso, ao retornar à rotina, pegar mais leve e praticar técnicas de autocontrole diariamente – sem acumular os desgastes até as próximas férias?
Outra maneira de ir pisando no freio, antes do período de folga, é planejar esses dias com antecedência. Apenas o fato de vislumbrar a proximidade do período de folga, já causa relaxamento. E uma dica, se a rotina é corrida demais, uma opção recomendável é programar roteiros que possibilitem equilíbrio privilegiando o ócio. A ideia é desacelerar e voltar com as baterias, literalmente, carregadas.
Para evitar que o excesso de tensão lhe derrube, é preciso investir em um pacote completo, que exige planejamento e determinação, como: ter uma alimentação balanceada; praticar uma atividade física com regularidade; ter uma atividade de relaxamento (yoga, meditação ou tai chi chuan), reservar um tempo para sair com os amigos, ler um livro, ouvir música, caminhar no parque. Enfim, para 2015, agende um tempo para você mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário