quarta-feira, 27 de junho de 2012

12º Congresso de Stress da ISMA-BR contou com participantes de 26 estados brasileiros

Entre os dias 19 e 21 de junho, Porto Alegre sediou o 12º Congresso de Stress da ISMA-BR, 14º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 4º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Este ano, o destaque do congresso foi a palestra de abertura com Sean Nicholson, economista, professor associado da Cornell University, pesquisador associado do National Bureau of Economic Research e diretor de pesquisa da Upstate Health Research Network. Ele abordou sobre os resultados obtidos em pesquisa que tem como objetivo mostrar aos gestores que há uma necessidade de investir em programas de bem-estar nas empresas e que isto está diretamente relacionado à saúde e a produtividade.
Cerca de 70% da população mundial sofrem algum nível de stress por não saberem como se lida com a situação. Para Sergio Ricardo Lazarini, médico do trabalho da Volvo do Brasil, ambiente saudável na empresa é um atrativo para os profissionais, além de reter e atrair esses profissionais. “As boas condições oferecidas pelas empresas possibilita que esse colaborar tenha uma melhor performance”, afirma. Ele encerra dizendo que o stress deve ser entendido como um equilíbrio entre exigências na vida pessoal e profissional. “É necessário criar habilidades para desenvolver as nossas tarefas mantendo o corpo e a mente em equilíbrio”, conclui.
O stress no ambiente de trabalho já ocupa o 2º lugar entre as causas de afastamento do ambiente de trabalho. “Excesso de trabalho, medo de demissão e pressão para atingir os objetivos são os principais fatores de stress. O grande desafio das empresas hoje é cuidar da saúde dos seus funcionários”, afirma Alberto José Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
“Temos que quebrar o paradigma de que ser ocupado é ser produtivo”, Joyse Moysés falando sobre o excesso de horas dedicadas à carreira em detrimento da vida pessoal. A escritora comenta que hoje é comum ouvir mulheres de 20 ou 30 anos dizendo que não querem ter filhos. É ótimo que elas tenham esse direito de dizer isso. Mas se todas não quiserem, vira um problema social”, fal
Outro ponto que cabe ser ressaltado é que pelo segundo ano consecutivo, o evento amplia seus debates trazendo especialistas de áreas como saúde e comportamento, além de questões como dano moral, meio ambiente, sustentabilidade e trabalho. A edição brasileira do Congresso de Stress é considerada a terceira maior da área em nível mundial. Durante os três dias cerca de 600 participantes de 26 estados estiveram reunidos com o objetivo de apresentar pesquisas e trabalhos que estão sendo realizados para que o ambiente corporativo seja mais saudável e proporcione qualidade de vida para as pessoas envolvidas no processo.
A 13ª edição do evento acontece entre os dias 18 e 20 de junho de 2013, no Centr de Eventos Plaza São Rafael. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3222-2441, pelo site www.ismabrasil.com.br ou através do e-mail stress@ismabrasil.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário