Tendências, pesquisas e novidades sobre saúde mental no trabalho serão destaque das palestras do 26º Congresso de Stress da ISMA-BR, que ocorre nos dias 23 e 24 de junho de 2026, em Porto Alegre-RS.
A programação do evento será aberta com a palestra Trabalho saudável, futuros saudáveis: tendências, ferramentas e regulamentações emergentes para a prevenção do stress no trabalho e riscos psicossociais, que será apresentada às 9h da manhã do dia 23/6 pela norte-americana Marnie Dobson, PhD, diretora da Healthy Work Campaign - HWC (Campanha Trabalho Saudável) e diretora associada do Centro de Epidemiologia Social, organização sem fins lucrativos e patrocinadora pela HWC, em Los Angeles. Ela vai abordar temas como as estratégias para um trabalho justo, seguro e saudável, além do impacto da perda de direitos trabalhistas e da insegurança profissional sobre o bem-estar dos trabalhadores.
No mesmo dia, a partir das 14h30, será realizada a palestra Esforço, recompensa e saúde no trabalho: novas evidências de pesquisa e suas implicações para a prática e as políticas, apresentada online por Johannes Siegrist, PhD, da Alemanha, que é professor emérito de sociologia médica, Faculdade de Medicina da Universidade Heinrich-Heine de Düsseldorf, Alemanha. Ele vai tratar do impacto dos ambientes de trabalho psicossociais estressantes e das implicações do conhecimento atual para a promoção da saúde no local de trabalho e para as políticas trabalhistas.
No segundo dia do Congresso, 24/6, um dos destaques é a palestra, a partir das 10h40, da jornalista Izabella Camargo, uma das principais vozes em educação em saúde mental no trabalho do Brasil, com o tema Oportunidades da NR-1 e os EPIs da saúde mental. Ela vai falar sobre como as empresas podem trabalhar a prevenção com o mapeamento dos riscos psicossociais e também sobre formas de comunicar e conscientizar as equipes sobre saúde mental e riscos psicossociais
No mesmo dia, às 15h15, será a vez da palestra Entre o stress e o descanso: um estudo sobre saúde mental e qualidade do sono no serviço público, do médico psiquiatra e do sono, Dennys Lapenda Fagundes, mestre e doutor em neuropsiquiatria (UFPE), membro titular ABP/AMB, membro titular ANAMT/ AMB. A atividade vai apresentar tópicos a respeito da relação entre stress ocupacional e distúrbios do sono em servidores públicos, além dos impactos da qualidade do sono na saúde mental e no desempenho profissional e as estratégias de prevenção e promoção de bem-estar para equilibrar trabalho e descanso.
A programação do 26º Congresso de Stress da ISMA-BR ainda prevê uma série de outras atividades como mesa redonda, simpósio, apresentação de trabalhos, painéis e debates, além dos workshops que exigem inscrição em separado. Também inclui o 28º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 18º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e o 18º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público. Veja a programação completa.
Apresente seu trabalho
E o Congresso recebe até 1ª abril os resumos para apresentação de trabalhos orais, pôsteres digitais e simpósios durante o evento. Veja as regras para submissão.
Inscrições com desconto
O 26º Congresso de Stress da ISMA-BR está com inscrições abertas com descontos especiais.
Saiba mais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário