sábado, 27 de junho de 2015

ISMA-BR reúne 26 Estados em Porto Alegre e comemora avanço nos estudos do stress no Brasil

A ISMA-BR encerrou no fim da tarde desta quinta-feira (23), no Centro de Porto Alegre (RS), mais uma jornada em busca de produção e intercâmbio de conhecimento sobre como aliar qualidade de vida e alto desempenho, definido pela presidente da filial brasileira da International Stress Management Association (ISMA-BR), Ana Maria Rossi, como o "desafio desta década".

Nos dias 21 e 22 de junho, a ISMA-BR realizou o 11º Curso de Gerenciamento do Stress, que ofereceu uma perspectiva multimodal cognitiva e comportamental para o gerenciamento do stress, e teve a participação de diversos docentes brasileiros, referências em suas áreas, além da presença internacional de Joseph J. Hurrel Jr., PhD, professor associado de psicologia da St. Mary’s University, em Halifax, Canadá, e membro do Centro Nacional do Canadá para Saúde e Segurança Ocupacional.

Na sequência do Curso, de 23 a 25 de junho, a ISMA-BR promoveu os seguintes eventos: 15º Congresso de Stress, 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. "Tenho certeza que conseguimos avançar muito no nível de informação a respeito da Síndrome de Burnout, que adoece 30% da população brasileira economicamente ativa", avalia a Dra. Ana Maria Rossi. "O público que participou das palestras, painéis, mesas-redondas e talk shows certamente saiu com um ferramental enorme para aplicar em suas empresas, órgãos públicos, universidades e consultórios médicos", conclui.

O Congresso de Stress
O primeiro dia do 15º Congresso de Stress ficou marcado por homenagem e diversidade de conteúdos. Na abertura do evento, o deputado estadual do RS Adão Villaverde recebeu uma placa de reconhecimento pela iniciativa de criar o projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Conscientização do Estresse no Rio Grande do Sul, data inédita entre as 27 unidades federativas. A celebração ocorrerá sempre no terceiro domingo do mês de novembro. Na sequência da programação, o Dr. Michael P. Leiter animou a todos por seu carisma e profundidade nos estudos sobre o engajamento como recurso para evitar a Síndrome de Burnout. O Dr. Leiter apresentou estudos que comprovam que o alto nível de engajamento, motivação, autonomia e realização ao desempenhar uma tarefa profissional se transformam em antídoto e fator preventivo ao esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho.

A mesa-redonda e talk show que se seguiram tiveram o papel de levar ao palco especialistas de inúmeras áreas, apresentando diferentes abordagens a respeito da tão almejada qualidade de vida não só no trabalho, mas na integralidade da vida. Foram abordados temas como felicidade, meditação, coaching e técnicas de energização, além de debate sobre stress, saúde e sexo. O dia ficou marcado ainda pela primeira participação da Dra. Evangelia Demerouti no evento. Ela dividiu o palco com o Dr. Leiter, Nelson Eggers, diretor-presidente das Bebidas Fruki S.A., e o Dr. Sérgio de Paula Ramos, psiquiatra, psicanalista e especialista em dependência química.

O segundo e terceiro dias foram igualmente intensos em aprofundamento das questões associadas ao stress e da emoção por temas mais sensíveis trazidos pelos palestrantes. A apresentação da Dra. Evangelia Demerouti foi esclarecedora ao apresentar suas pesquisas que refletem a fundamental relação entre demandas e recursos no ambiente profissional. Destaque ainda para painel que trouxe à discussão assuntos como o autismo, a religiosidade e a deficiência física como elementos importantes na reflexão sobre o stress. As abordagens do stress na realidade do Serviço Público, da Segurança Pública e no âmbito do Direito do Trabalho foram ainda pontos altos entre os conteúdos do 15º Congresso de Stress, encerrado com uma palestra show do filósofo e teólogo Adroaldo Lamaison (RS).

Abrangência de públicos
Embora o 15º Congresso de Stress reúna o maior número de participantes pela abrangência dos temas que discute, os Encontros específicos que foram realizados em paralelo também movimentaram muito o Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Coube à psicóloga Rosemery Oliveira Paixão coordenar os trabalhos do grupo que realizou o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Sabe-se que o stress é elemento mobilizador importante para a atividade do policial e demais servidores da área, mas administrá-lo é imprescindível para a saúde dos trabalhadores. O Encontro ficou marcado pela participação de palestrantes de diversas regiões do país, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas.

Sob coordenação do pós-doutor em Ciências Humanas, Dr. José Vieira Leite, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público refletiu, entre outros assuntos, a atual crise econômica e política e os reflexos dela na qualidade das relações de trabalho na esfera pública. O advogado e pesquisador da área da sustentabilidade, Marcos Weiss Bliacheris, coordenou o 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e reuniu diversos profissionais e pesquisadores em busca de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.

Rumo a 2016
Em meio à comemoração pela qualidade das discussões e a destacada presença de 26 Estados brasileiros na atual edição do Congresso e Encontros, a ISMA-BR já se mobiliza para 2016. Autoridades nacionais em suas áreas, convidados de destaque internacional, e temas que manterão o tradicional nível de relevância dos eventos prometem aprofundar ainda mais, no próximo ano, o conhecimento dos temas relacionados ao stress no Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la


Nenhum comentário:

Postar um comentário