segunda-feira, 21 de setembro de 2020

5 livros sobre o impacto das redes sociais na saúde mental


Dilema das Redes (Divulgação/Netflix)

O lançamento do documentário Dilemas das Redes, na plataforma Netflix, no início de setembro, levantou em todo o mundo a discussão sobre os impactos das redes sociais para saúde mental dos usuários.

O filme destaca as estratégias utilizada pelas empresas de tecnologia para fazer com que os consumidores permaneçam cada vez mais tempo com a atenção voltada para seus smartphones, rodando infinitamente as timelines de Instagram, Facebook e Twitter, entre outros. 

Técnicas que, na prática, levam a um tipo vício em tecnologia, em que as pessoas não conseguem ficar muito tempo sem ativar seus telefones e sem checar as notificações. Um hábito com já reconhecidos impactos sobre as capacidades de concentração, de interação com outras pessoas e de se dedicar a atividades como a leitura. 

O debate travado a partir do documentário reforça uma reflexão que há muito vem despertando atenção de pesquisadores e que merece a preocupação de todos na sociedade.

Por isso, reunimos 5 dicas de livros que tratam da relação entre saúde mental e redes sociais:

1. Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais, de Jaron Lanier, Editora Intrínseca.
Você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente? Essa é a discussão proposta no livro de Jaron Lanier. O autor critica a teia de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente sem que elas percebam. Uma dinâmica que precariza profissões, estimula emoções negativas e altera a percepção de verdades. Esses e outros argumentos são listados por Lanier para convencer os leitores a saírem das redes sociais.

2. iGEN: Por Que As Crianças De Hoje Estão Crescendo Menos Rebeldes, Mais Tolerantes, Menos Felizes E Completamente Despreparadas Para Vida Adulta, de Jean M. Twenge, Editora nVersos.
O livro da psicóloga Jean Twenge é resultados de uma pesquisa baseada em entrevistas com 11 milhões de jovens. O estudo propõe uma reflexão ampla sobre a crescente geração atual de adolescentes e jovens adultos nascidos em meados da década de 1990 até os anos 2012.  O obra examina aspectos como comportamento e atitudes em relação à religião, sexualidade e política de uma juventude que mal lembra como era a vida antes da internet.

3. Celular: Como Dar Um Tempo, de Catherine Price, Editora Fontanar
Você já sentiu ansiedade de passar muito tempo longe do celular ou muito tempo nos aplicativos dentro dele? Para tornar mais saudável a relação com a tecnologia, a jornalista Catherine Price apresenta um plano prático e detalhado de como dar um tempo na relação com o smartphone - e depois fazer as pazes, buscando um relacionamento livre de anseios no qual você se sinta bem.



4. Irresistível: Por Que Você É Viciado Em Tecnologia E Como Lidar Com Ela, de Adam Alter, Editora Objetiva.
O professor de psicologia e marketing Adam Alter analisa o crescimento do vício comportamental que leva as pessoas a ficar horas usando smartphones e redes sociais. O obra detalha os mecanismo por trás desses hábitos e sugere caminhos para mitigar os efeitos nocivos da tecnologia em termos de bem-estar, saúde e felicidade.


5. Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes - Fatores de Risco, Avaliação e Tratamento, de  Kimberly S. Young e Cristiano Nabuco de Abreu, Editora Artmed.
O livre aborda o impacto do acesso precoce à internet.  Kimberly S. Young e Cristiano Nabuco de Abreu examina como o uso excessivo desses recursos por crianças e adolescentes pode acarretar problemas sociais, cognitivos, de desenvolvimento e acadêmicos. A obra também traz informações sobre prevenção, avaliação e tratamento desse problema tão atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário