A cobertura dos veículos de imprensa sobre a pandemia do novo coronavírus foi além da discussão sobre os impactos sanitários da multiplicação dos casos de Covid-19. Várias reportagens abordaram o stress provocado pelas medidas de isolamento, pelo noticiário negativo e pelo medo da doença. E diversas dessas matérias tiveram a ISMA-BR entre as fontes, em textos e entrevistas que discutiam os efeitos do atual cenário na vida das pessoas e traziam dicas para passar por esse período.
O portal GaúchaZH entrevistou a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi. Na conversa com o jornalista Ticiano Osório, publicada ainda no mês de março, Ana Maria falou sobre como lidar com o stress e a ansiedade diante do coronavírus. “O medo e a ansiedade têm um lado positivo e negativo. O positivo é que nos coloca numa posição de alerta. Precisamos, com toda a garra, nos focar na prevenção. O medo faz com que as pessoas sejam mais motivadas a práticas que inibem a disseminação. O negativo é que, quando medo e ansiedade são muito acentuados, podem se tornar incapacitantes. Terminam exercendo um controle sobre a pessoa, criando um estado de pânico. Nesse estado, as pessoas ficam mais suscetíveis às fake news, por exemplo.”, disse, na entrevista, a presidente da ISMA-BR.
A ISMA-BR também foi fonte da reportagem Coronavírus - Como Sobreviver a Ele, veiculada na edição de abril da revista Saúde É Vital. O texto trata da prevenção da doença e traz dicas para manter a saúde mental em meio à crise sanitária.
Na edição de maio da revista Veja Saúde, a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi, está entre as fontes ouvidas para a matéria A pandemia oculta. O reportagem assinada pelo jornalista André Biernath trata dos impactos da pandemia na saúde mental. No texto, a presidente da ISMA-BR sugere uma dieta de notícias. "Não fique constantemente com a televisão ligada ou com as redes sociais abertas. Defina períodos específicos de seu dia para se atualizar sobre os fatos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário