terça-feira, 30 de junho de 2015

Revista GQ, Editora Globo: Aprenda a controlar o estresse

A edição de junho da revista GQ, da Editora Globo, trouxe reportagem sobre o stress, com destaque na capa, e a ISMA-BR foi uma das fontes. Clique no link a seguir para ler a íntegra da matéria: http://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2015/06/estresse-nao-deixe-explodir.html

Clique na imagem para ampliá-la

sábado, 27 de junho de 2015

ISMA-BR reúne 26 Estados em Porto Alegre e comemora avanço nos estudos do stress no Brasil

A ISMA-BR encerrou no fim da tarde desta quinta-feira (23), no Centro de Porto Alegre (RS), mais uma jornada em busca de produção e intercâmbio de conhecimento sobre como aliar qualidade de vida e alto desempenho, definido pela presidente da filial brasileira da International Stress Management Association (ISMA-BR), Ana Maria Rossi, como o "desafio desta década".

Nos dias 21 e 22 de junho, a ISMA-BR realizou o 11º Curso de Gerenciamento do Stress, que ofereceu uma perspectiva multimodal cognitiva e comportamental para o gerenciamento do stress, e teve a participação de diversos docentes brasileiros, referências em suas áreas, além da presença internacional de Joseph J. Hurrel Jr., PhD, professor associado de psicologia da St. Mary’s University, em Halifax, Canadá, e membro do Centro Nacional do Canadá para Saúde e Segurança Ocupacional.

Na sequência do Curso, de 23 a 25 de junho, a ISMA-BR promoveu os seguintes eventos: 15º Congresso de Stress, 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. "Tenho certeza que conseguimos avançar muito no nível de informação a respeito da Síndrome de Burnout, que adoece 30% da população brasileira economicamente ativa", avalia a Dra. Ana Maria Rossi. "O público que participou das palestras, painéis, mesas-redondas e talk shows certamente saiu com um ferramental enorme para aplicar em suas empresas, órgãos públicos, universidades e consultórios médicos", conclui.

O Congresso de Stress
O primeiro dia do 15º Congresso de Stress ficou marcado por homenagem e diversidade de conteúdos. Na abertura do evento, o deputado estadual do RS Adão Villaverde recebeu uma placa de reconhecimento pela iniciativa de criar o projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Conscientização do Estresse no Rio Grande do Sul, data inédita entre as 27 unidades federativas. A celebração ocorrerá sempre no terceiro domingo do mês de novembro. Na sequência da programação, o Dr. Michael P. Leiter animou a todos por seu carisma e profundidade nos estudos sobre o engajamento como recurso para evitar a Síndrome de Burnout. O Dr. Leiter apresentou estudos que comprovam que o alto nível de engajamento, motivação, autonomia e realização ao desempenhar uma tarefa profissional se transformam em antídoto e fator preventivo ao esgotamento físico e mental no ambiente de trabalho.

A mesa-redonda e talk show que se seguiram tiveram o papel de levar ao palco especialistas de inúmeras áreas, apresentando diferentes abordagens a respeito da tão almejada qualidade de vida não só no trabalho, mas na integralidade da vida. Foram abordados temas como felicidade, meditação, coaching e técnicas de energização, além de debate sobre stress, saúde e sexo. O dia ficou marcado ainda pela primeira participação da Dra. Evangelia Demerouti no evento. Ela dividiu o palco com o Dr. Leiter, Nelson Eggers, diretor-presidente das Bebidas Fruki S.A., e o Dr. Sérgio de Paula Ramos, psiquiatra, psicanalista e especialista em dependência química.

O segundo e terceiro dias foram igualmente intensos em aprofundamento das questões associadas ao stress e da emoção por temas mais sensíveis trazidos pelos palestrantes. A apresentação da Dra. Evangelia Demerouti foi esclarecedora ao apresentar suas pesquisas que refletem a fundamental relação entre demandas e recursos no ambiente profissional. Destaque ainda para painel que trouxe à discussão assuntos como o autismo, a religiosidade e a deficiência física como elementos importantes na reflexão sobre o stress. As abordagens do stress na realidade do Serviço Público, da Segurança Pública e no âmbito do Direito do Trabalho foram ainda pontos altos entre os conteúdos do 15º Congresso de Stress, encerrado com uma palestra show do filósofo e teólogo Adroaldo Lamaison (RS).

Abrangência de públicos
Embora o 15º Congresso de Stress reúna o maior número de participantes pela abrangência dos temas que discute, os Encontros específicos que foram realizados em paralelo também movimentaram muito o Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Coube à psicóloga Rosemery Oliveira Paixão coordenar os trabalhos do grupo que realizou o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública. Sabe-se que o stress é elemento mobilizador importante para a atividade do policial e demais servidores da área, mas administrá-lo é imprescindível para a saúde dos trabalhadores. O Encontro ficou marcado pela participação de palestrantes de diversas regiões do país, como Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas.

Sob coordenação do pós-doutor em Ciências Humanas, Dr. José Vieira Leite, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público refletiu, entre outros assuntos, a atual crise econômica e política e os reflexos dela na qualidade das relações de trabalho na esfera pública. O advogado e pesquisador da área da sustentabilidade, Marcos Weiss Bliacheris, coordenou o 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, e reuniu diversos profissionais e pesquisadores em busca de uma sociedade mais sustentável e inclusiva.

Rumo a 2016
Em meio à comemoração pela qualidade das discussões e a destacada presença de 26 Estados brasileiros na atual edição do Congresso e Encontros, a ISMA-BR já se mobiliza para 2016. Autoridades nacionais em suas áreas, convidados de destaque internacional, e temas que manterão o tradicional nível de relevância dos eventos prometem aprofundar ainda mais, no próximo ano, o conhecimento dos temas relacionados ao stress no Brasil.

Clique na imagem para ampliá-la


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Congresso de Stress e o Dr. Artur Zular são destaque em telejornal gaúcho

O JA, o mais prestigiado noticiário do meio-dia do jornalismo gaúcho, destacou nesta quarta-feira o 15º Congresso de Stress e a Síndrome de Burnout em entrevista ao vivo nos estúdios da RBS, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. O entrevistado foi o Dr. Artur Zular, palestrante do evento realizado pela ISMA-BR entre os dias 23 e 25 de junho, em Porto Alegre.

Clique no link a seguir para ver a entrevista: http://glo.bo/1BPjddY


terça-feira, 23 de junho de 2015

Jornal do Comércio entrevista Dra. Ana Maria Rossi

No dia que inicia o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, em Porto Alegre, confira entrevista da Dra. Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR, à coluna De Salto Alto, do Jornal do Comércio (RS), editada pela jornalista Ana Fritsch:

Clique na imagem para ampliá-la

sábado, 20 de junho de 2015

Sessão de autógrafos: ISMA-BR lança quinta edição de publicação

A ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil) lança na próxima terça-feira (23), às 18h, em meio ao seu 15º Congresso de Stress, em Porto Alegre, o quinto volume da série Stress e Qualidade de Vida no Trabalho: Stress Interpessoal e Ocupacional, com sessão de autógrafos

Nos 12 capítulos organizados pela entidade brasileira, com outros dois reconhecidos pesquisadores americanos, o leitor encontrará conhecimento sobre as implicações do stress no local de trabalho, e sugestões de ações para minimizar o seu impacto -- o mal já consome U$ 300 bilhões/ano nos EUA e 3,5% do PIB/ano brasileiro.

Agende-se: a sessão de autógrafos será dia 23/6, durante o 15º Congresso de Stress, que será realizado no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Curso de Gerenciamento do Stress é destaque do Casa & Cia

Foi notícia, nesta quarta-feira (17), no caderno Casa & Cia, do jornal Zero Hora, o 11º Curso de Gerenciamento do Stress, que será realizado pela ISMA-BR em Porto Alegre na próxima semana. A reportagem entrevistou a arquiteta Maria Regina de Mattos, que falou sobre espaços de trabalho mais saudáveis.

11º Curso de Gerenciamento de Stress será realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Hotel Plaza São Rafael, no Centro da Capital, com certificação pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e Canadian National Centre for Occupational Health & Safety (CNCOHS). Mais informações: http://bit.ly/1GLa960

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 16 de junho de 2015

Jornal Correio do Povo destaca 15º Congresso de Stress

Nesta terça-feira (16), o caderno Plano de Carreira​, do jornal Correio do Povo​, entrevistou o Dr. Sergio de Paula Ramos, psicólogo, psicanalista, doutor em medicina e especialista em dependência química. A reportagem abordou o importante aspecto da dependência química nas empresas, e o impacto disso na produtividade e saúde do trabalhador.

O Dr. Sergio participará do Talk show: "Sociedade anônima ou sociedade humana", durante o 15º Congresso de Stress, junto com os palestrantes internacionais Dra. Evangelia Demerouti, PhD (Holanda), e Dr. Michael P. Leiter, PhD (Canadá), e o empresário Nelson Eggers, presidente das Bebidas Fruki. A sessão terá mediação do jornalista Eugênio Esber, diretor de redação da Revista Amanhã.

Informações sobre o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho: http://bit.ly/InformaçõesCongresso

Clique na imagem para aumentá-la



sábado, 13 de junho de 2015

Qual o seu nível de felicidade? Confira nossa dica para o final de semana

Depois da Segunda Guerra Mundial, a mão de obra do Japão foi mobilizada para reconstruir o país do zero. Por décadas, o crescimento econômico foi enfatizado e a prosperidade material estava acima de tudo, e as suas conquistas eram a inveja do mundo ocidental. Mas esse avanço tiveram um preço alto. Um fenômeno revelador e perigoso está ocorrendo no Japão. As pessoas estão trabalhando tanto e ficando tão estressadas que estão trabalhando literalmente até morrer. Tornou-se tão comum as pessoas morrerem que até existe uma palavra para isso: Karoshi (em japonês, morte por excesso de trabalho). Este estilo de vida tóxico leva a baixos níveis de felicidade entre os japoneses.


A pouco mais de uma semana para o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, a ISMA-BR separou uma dica para o final de semana: refletir sobre o seu nível de felicidade. Como atingi-lo? Como mantê-lo? Felicidade é o mesmo pra todo mundo?

O trecho destacado no início deste post é um dos relatos do documentário "Happy", dirigido e produzido pelo cineasta Roko Belic. Ao longo de seis anos, Roko buscou respostas para as perguntas que lhe fizemos ao conversar com pessoas de diversos lugares do mundo, como Dinamarca, Namíbia, Escócia, China, Quênia, Japão, Butão, Índia, Estados Unidos ou Brasil e ainda investigadores e pesquisadores do tema

Gráfico de uma das pesquisas apresentadas no documentário "Happy": quase a metade de nosso nível de stress depende de nossa iniciativa

O documentário está disponível no Netflix, serviço de TV por Internet, ou diretamente no site oficial do filme, onde o aluguel para assistir pela internet custa 2,99 dólares.

Netflix: https://www.netflix.com/
Site oficial do documentário: http://www.thehappymovie.com/


As inscrições pela internet para o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho e o 11º Curso de Gerenciamento de Stress encerram nesta segunda-feira (15). Informe-se: http://bit.ly/ProgramaCongresso

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Últimos dias para inscrições



Encerram-se nesta segunda-feira (15) o prazo para as inscrições pela internet para o 15º Congresso de Stress, que é composto ainda pelos seguintes eventos: 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Também no próximo dia 15/6, é o prazo final das inscrições online para o a 11ª edição do Curso de Gerenciamento do Stress, com Certificação pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e Canadian National Centre for Occupational Health & Safety (CNCOHS).

Após o prazo, as inscrições só poderão ser realizadas no evento, se ainda houver vagas.

Informações pelo site ismabrasil.com.br, pelo e-mail stress@ismabrasil.com.br ou pelo telefone 51-3222-2441.


terça-feira, 9 de junho de 2015

Zero Hora entrevista o Dr. Michael Leiter, palestrante do 15º Congresso de Stress



No último sábado (6/6), o jornal Zero Hora (RS) publicou entrevista exclusiva com Michael P. Leiter, PhD (Canadá), diretor do Center for Organizational Research and Development, titular da cátedra de pesquisa canadense em saúde e bem-estar ocupacional na Acadia University, onde também é professor de psicologia. Será de Michael Leiter a primeira palestra do 15º Congresso de Stress. Com o título "Como as pessoas diferenciam entre burnout e engajamento?", Leiter refletirá sobre as conexões entre civilidade, burnout e engajamento, examinando a capacidade dos líderes de desenvolver locais de trabalho mais respeitosos, e tratará também do método CREW: eficaz para melhorar civilidade, respeito e engajamento no trabalho.

Clique no link abaixo para ler a entrevista na íntegra: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/06/o-trabalho-nos-toma-tempo-demais-nao-pode-causar-sofrimento-diz-psicologo-canadense-4775690.html

Informações e inscrições para o 15º Congresso de Stress: http://bit.ly/InformaçõesCongresso

sábado, 6 de junho de 2015

Entenda a importância do coaching para administrar a ansiedade

Dedicado a pensar o stress dentro da perspectiva do trabalho, o 15º Congresso de Stress, que será realizado pela ISMA-BR em Porto Alegre no final deste mês, antecipará inúmeras discussões sobre a Síndrome de Burnout ou o esgotamento profissional, mal que afeta um número crescente de trabalhadores em todo o mundo. Neste artigo, Villela da Matta, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, explica como o coaching pode ser uma ferramenta importante para profissionais que sofrem de ansiedade: http://www.sbcoaching.com.br/blog/qualidade-de-vida/como-controlar-a-ansiedade/

Coaching, aliás, também é parte da programação do 15º Congresso de Stress. No dia 23 de junho, Liamar Fernandes, master coach e atua há 7 anos na formação de coaches como instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching e em processos de business, executive career, positive e life coaching, trará o tema à mesa redonda "Driblando o Stress" em fala intitulada "Positive coaching – contribuindo com pessoas e empresas". No dia seguinte, Liamar conduzirá ainda o Workshop 3 do Congresso, intitulado "Florescer - psicologia positiva aplicada nas empresas", onde falará de wellness coaching, de como administrar o stress e de mindfullness.

Informações e inscrições para o Congresso de Stress: http://bit.ly/1DMUceL




quinta-feira, 4 de junho de 2015

Como fazer uma vida equilibrada caber na agenda

Palestrante do 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, confira o que o Dr. Artur Zular falou neste vídeo gravado para a Exame.com, sobre como conciliar a saúde com a correria do dia a dia: http://exame.abril.com.br/videos/sua-carreira/como-fazer-uma-vida-equilibrada-caber-na-agenda/

Informações e inscrições para o Congresso de Stress: http://bit.ly/1DMUceL

terça-feira, 2 de junho de 2015

Por que conhecer o Jin Shin Jyutsu?

Baseada na crença de que o nosso corpo possui diversos caminhos energéticos, que nutrem a vida em todas as suas células, a arte de auto-aplicação do Jin Shin Jyutsu será apresentada no 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida como mais uma alternativa para o gerenciamento do stress e prevenção de tratamento do burnout. Erna Maria Klausgraber, que é terapeuta de família e de casal, praticante e instrutora de Jin Shin Jyutsu desde 2000, também participará da mesa-redonda "Driblando o Stress" no dia 23 de junho, logo após a abertura do evento.

ISMA-BR: Como explicar o Jin Shin Jyutsu para quem não o conhece?
Erna Maria Klausgraber: Como todo o planeta, nosso corpo é nutrido por uma corrente energética constante. Zelar por esse fluxo, permitindo que ele nos nutra do ponto de vista físico, mental e emocional é essencial para o equilíbrio do dia-a-dia. Em uma estrutura elétrica de uma casa, por exemplo, há um dispositivo com a função de interromper o fluxo de energia caso haja alguma sobrecarga, a fim de evitar um incêndio. Nosso corpo está preparado desta forma também: o esgotamento é uma forma de expressão de auto-sobrevivência de nosso corpo.

ISMA-BR: As pessoas que a procuram o fazem para prevenir ou para apagar o incêndio?
Erna: Geralmente, para apagar o incêndio, infelizmente; quando deveria ser o contrário. Atualmente, atendo uma pessoa que curou-se duas vezes de câncer de bexiga. Foram dois incêndios desastrosos para o seu corpo, mas ela venceu. O corpo deu sinais fortes de que algo precisava ser alterado. Como prevenção, para que a doença não se instale de novo, ela procurou o Jin Shin Jyutsu, que vem auxiliando-a na tomada de consciência do seu corpo, da sua vida e das suas relações. E o caso dela não é incomum, muitos hospitais no EUA já usam esta arte oriental como apoio no tratamento de seus pacientes.

ISMA-BR: As queixas são relacionadas ao trabalho também?
Erna: Sim. Reclamam das relações com os colegas e as chefias. E muitos chegam com sintomas que vão desde um simples ferimento na boca até um câncer. A arte não substitui o tratamento, mas é utilizada para o relaxamento e o equilíbrio do paciente.

Mais informações e inscrições para o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no link http://bit.ly/1DMUceL